Serpros

Rentabilidade do plano PS-II CD para o mês de julho

Rentabilidade do plano PS-II CD para o mês de julho

A rentabilidade do plano PS II-CD no mês de julho/2022 foi de 0,83%. Com isso, o rendimento do plano alcança 5,42% no ano, frente a uma meta atuarial de 9,51%, CDI de 6,49% e Ibovespa fechando em -1,58%.

Rentabilidade Mês Ano
Plano 0,83% 5,42%
Meta Atuarial 1,04% 9,51%
CDI 1,03% 6,49%
Ibovespa 4,69% -1,58%

Principais pontos que influenciaram a rentabilidade do PS II-CD:

No mês de julho, o segmento de Renda Variável foi o principal responsável pelo resultado positivo da carteira do plano (73% do resultado dos investimentos mobiliários).

O mês foi marcado, novamente, por relativa volatilidade nos preços dos ativos no mundo. O FED, Banco Central dos EUA, deu continuidade ao processo de alta de juros, iniciado em mar/2022, com o quarto aumento seguido na taxa básica de juros americana. A taxa passou do intervalo de 1,5% a 1,75% ao ano, para 2,25% a 2,5% ao ano, refletindo o aumento de 0,75%. Seguindo o mesmo caminho, o BCE, Banco Central Europeu, iniciou o seu ciclo de alta, elevando a taxa de juros de -0,5% para 0% ao ano, refletindo uma alta de 0,5%.

Tais movimentos miram o controle da inflação nos EUA a na comunidade europeia, que vem apresentando recordes históricos, ainda como reflexo do período de pandemia de COVID 19 e da guerra na Ucrânia. Os investidores passaram a interpretar os movimentos dos Banco Centrais e os números de atividade econômica, nessas localidades, como um indicador de que os BCs vão apertar as altas de juros neste momento e realizar um ciclo de altas mais curto.

Contudo, ainda há muitas dúvidas sobre a magnitude desse ciclo de altas nos EUA e na Europa e, estas incertezas, fizeram com que a curva de juros no Brasil oscilasse consideravelmente durante o mês. Os vencimentos mais curtos começaram o mês refletindo incertezas sobre se o BC brasileiro encerraria o ciclo de altas da Taxa SELIC ainda em jul/22, com uma alta de 0,5%, ou se haveriam novas altas nos meses seguintes. Com isso, as NTN-Bs de curto prazo, marcadas a mercado, da carteira do plano, iniciaram o mês apresentando perdas e, no final do mês, reverteram esse resultado negativo, com o mercado passando a considerar que o BC brasileiro encerraria o ciclo de alta da SELIC no próprio mês de julho. Já as NTN-Bs com vencimentos mais longos apresentaram perdas um pouco maiores no início do mês e as reduziram no final de julho, ainda fechando no território negativo.

De toda forma, essa melhora de cenário no final de jul/22 foi reflexo da mudança de perspectiva do mercado financeiro sobre o ciclo de alta de juros no mundo inteiro. Expectativas de um aperto monetário menor são benéficas para ativos e mercados de maior risco, como o brasileiro, sendo refletidas, também, nos mercados de ações.
O Ibovespa e os principais índices de bolsa do mundo apresentaram comportamentos semelhantes aos dos juros, citados acima. Começaram o mês no terreno negativo e, com a mudança de expectativas ao longo do mês, sobre o ciclo do aperto monetário, reverteram as perdas. O principal índice de ações brasileiro fechou o mês com alta de 4,69%, sendo acompanhado de perto pelos fundos de ações da carteira do plano.

Segmento de Renda Fixa

  • Rentabilidade Mensal: 0,18%
  • Rentabilidade Anual: 7,64%

Segmento de Renda Variável

  • Rentabilidade Mensal: 5,02%
  • Rentabilidade Anual: -4,88%

Segmento de FIMs Estruturados

  • Rentabilidade Mensal : 0,77%
  • Rentabilidade Anual: 9,39%

 

Confira a evolução do plano PS-II no site: https://serpros.com.br/plano-serpro-ii/#evolucaops2

 

24/8/2022

Categorias

Categorias

Categorias

Categorias