Como funciona

O Serpros oferece empréstimo aos seus participantes com os juros mais baixos do mercado, contrato com parcelas fixas, juros pré-fixados, com prazos de até 48* meses para quitação.

Na Área Restrita é possível fazer simulações de valores e solicitar o empréstimo de forma on-line.

* Em 2014 o prazo para quitação passou para até 60 meses.

Quais são os tipos de empréstimos?

Empréstimo Simples 

Concedido ao participante ativo e assistido e ao pensionista, com parcelamento de até 48* meses, o contrato com parcela fixas e juros pré-fixado, e automaticamente quitado ao final do prazo contratual.

Empréstimo Saúde 

Concedido somente ao participante assistido em auxílio-doença/acidente de trabalho, com parcelamento de até 36 meses, o contrato com taxa de juros Pré-fixado, e automaticamente quitado ao final do prazo contratual.

Em 2014 o prazo para quitação se estendeu até 60 meses.

Quem pode solicitar?
  • Todos os participantes ativos, assistidos e saldados. Pensionistas podem solicitar empréstimos, observadas as regras de concessão, estão isentos de carência de contribuição
  • O participante ativo em regime de suspensão de inscrição não pode solicitar empréstimo.
  • O participante assistido por Auxílio-Doença ou acidente de trabalho não pode solicitar empréstimo simples. Poderá contratar apenas o empréstimo saúde.
  • O Pensionista entre 18 e 21 anos poderá contratar empréstimo com prazo limitado ao tempo que faltar para completar os 21 anos..
  • Para a concessão de empréstimos com taxa de juros Pré-fixado, o participante deverá ter no mínimo 12 contribuições pagas.
  • Para renovar o empréstimo com taxa de juros pré-fixado, o participante deverá cumprir a carência de 1 mês.
Quais as taxas?

O empréstimo Serpros tem os juros mais baixos do mercado, pré-fixado com as seguinte taxas:

 

Prazo Taxas e juros
37 até 60 meses 1,20% (1,00% ao mês de juros + 0,2% de taxa de administração)
13 até 36 meses 1,15% (0,95% ao mês de juros + 0,2% de taxa de administração)
01 até 12 meses 1,11% (0,91% ao mês de juros + 0,2% de taxa de administração)

As taxas de juros do contrato pré-fixado poderão ser revistas periodicamente, em função do Plano de Custeio do Serpros e a taxa de administração poderá vir a ser atualizada ocasionalmente, em função dos custos operacionais. Estas eventuais alterações, no entanto, não se aplicam aos contratos em vigor na data da mudança.

Passo a passo para solicitar

Antes de simular o seu empréstimo Serpros, os participantes ativos do Serpro precisam liberar o Serpros no novo sistema de Consignação do Serpro. Saiba como.

1º) Acesse a área restrita no site do Serpros, preencha os campos CPF, senha e código captcha e em seguida clique no menu ‘Empréstimo’ >> ‘Contratação de Empréstimo’.

2º) Ao entrar no novo sistema, leia com atenção as instruções para contratação de empréstimos que aparecem na tela e em seguida clique em ‘Ciente’ para prosseguir (conta corrente para crédito e dados cadastrais).

Atualize seu cadastro no Serpros.

3º) Na tela seguinte, confirme seus dados de endereço e contato, informe os seus ‘Dados Bancários de Crédito’ (código do banco, da agência e da conta, com dígito caso possua) e clique em avançar. ATENÇÃO: Esses dados serão utilizados apenas para geração de contratos, portanto, não serão atualizados na base de dados.

4º) Após as confirmações, você será direcionado para a aba ‘Financeiro’, onde poderá selecionar na caixa ‘Opção de Simulação’ a forma de solicitação desejada (‘Valor Líquido’ ou ‘Valor da Prestação’). Marque uma das opções e informe o valor desejado, de acordo com a margem disponível. Clique em avançar.

5º) Leia com atenção as opções de parcelas que aparecem na tela seguinte e selecione a que estiver de acordo.

6º) Caso deseje alterar o número de parcelas, clique em ‘Voltar’. Para fazer outra simulação, clique em ‘Nova Simulação’. Se estiver de acordo com o proposto, clique em ‘Finalizar’.

7º) Após as verificações, clique em ‘Ciente’ se estiver de acordo ou em ‘Cancelar Simulação’ se precisar retornar.

8º) Leia com atenção as instruções para contratação de empréstimos que aparecem na tela e em seguida clique em “Ciente” para prosseguir.

9º) Após esse passo, o seu contrato de empréstimos será gerado em outra aba, no formato ‘PDF’. ATENÇÃO: Caso o documento não abra, considere verificar o desbloqueio de pop-ups em seu navegador.

10º) Pronto, contrato solicitado. Você também receberá um e-mail, confirmando sua solicitação. Verifique se o seu e-mail particular está atualizado na Área Restrita.

———————————————————————

Observações

  • Após o recebimento do contrato digital e a análise do mesmo demonstrando que está tudo validado, o Serpros irá creditar o valor líquido solicitado conforme o cronograma de créditos.

———————————————————————

Para outros esclarecimentos entre em contato com o nosso Serviço de Atendimento ao Participante (SAP), acesse o Fale Conosco.

Passo a passo para refinanciar

Antes de simular o seu empréstimo Serpros, os participantes ativos do Serpro precisam liberar o Serpros no novo sistema de Consignação do Serpro. Saiba como.

Para refinanciar um empréstimo ativo, basta seguir as instruções a seguir:

1º) Acesse a área restrita no site do Serpros, preencha os campos CPF, senha e código captcha e em seguida clique no menu ‘Empréstimos’ >> ‘Contratação de Empréstimos’.

2º) Ao entrar no novo sistema, leia com atenção as instruções para contratação de empréstimos que aparecem na tela e em seguida clique em Ciente para prosseguir (conta corrente para crédito e dados cadastrais).

Atualize seu cadastro no Serpros.

3º) Na tela seguinte, confirme seus dados de endereço e contato, informe os seus Dados Bancários de Crédito (código do banco, da agência e da conta, com dígito caso possua) e clique em Avançar. ATENÇÃO: Esses dados serão utilizados apenas para geração de contratos, portanto não serão atualizados na base de dados.

4º) Após as confirmações, você será direcionado para a aba Financeiro.

5º) Na tela seguinte, marque o(s) contrato(s) que deseja refinanciar e em seguida clique em Recalcular Valores para saber o valor máximo disponível.

6º) Na caixa Opção de Simulação, marque a forma de solicitação desejada (Valor Líquido ou Valor da Prestação). No campo ao lado, informe o valor desejado, de acordo com a margem disponível. Clique em Avançar.

7º) Leia com atenção as opções de parcelas que aparecem na tela seguinte (Opções de Prazo) e selecione a que estiver de acordo.

8º) Caso deseje alterar o número de parcelas, clique em Voltar. Para fazer outra simulação, clique em Nova Simulação. Se estiver de acordo com o proposto, clique em Finalizar.

9º) Após as verificações, clique em Ciente se estiver de acordo ou em Cancelar Simulação se precisar retornar.

10º) Leia com atenção as instruções para contratação de empréstimos que aparecem na tela e em seguida clique em Ciente para prosseguir.

11º) Após esse passo, o seu contrato de empréstimos será gerado em outra aba, no formato PDF. ATENÇÃO: Caso o documento não abra, considere verificar o desbloqueio de pop-ups em seu navegador.

12º) Pronto, contrato solicitado. Você também receberá um e-mail, confirmando sua solicitação.

ÁREA RESTRITA
SAIBA COMO DESBLOQUEAR POPUPS

Para fazer a contratação de empréstimos de forma on-line é preciso que os PopUps de seu navegador estejam desbloqueados. Para isso, você pode desbloquear todos eles ou configurar para que apenas os PopUps da Área Restrita do Serpros sejam devidamente permitidos.

 

Saiba como configurar corretamente os PopUps em seu navegador no guia disponível abaixo:

Regulamento

1. CONCESSÃO

1.1 A contratação de EMPRÉSTIMO ocorrerá mediante solicitação, através do acesso à ÁREA RESTRITA do sítio eletrônico da entidade, com a aceitação das regras e condições estabelecidas neste REGULAMENTO e no CONTRATO DE EMPRÉSTIMO (por concessão eletrônica) pelo PARTICIPANTE e/ou ASSISTIDO, e nas normas específicas aprovadas pela Diretoria Executiva em relação à gestão da CARTEIRA DE EMPRÉSTIMOS.

 

1.2. A confirmação da contratação dependerá de assinatura eletrônica, executada por meio de login e senha e aceite da opção pelo termo “finalizar”, com a confirmação de “ciente” posterior.

 

1.3 A senha e login escolhida pelo usuário e gravado no sistema para empréstimos é de uso pessoal, intransferível e de conhecimento exclusivo do contratante, sendo de sua inteira responsabilidade todo e qualquer prejuízo causado pelo fornecimento dessas informações a terceiros, independente do motivo.

 

1.4 Empréstimo com taxa de juros pré-fixado seguirão as seguintes Taxas e Prazos:

 

Prazo Taxas e juros
36 até 60 meses 1,20% (1,00% ao mês de juros + 0,2% de taxa de administração)
13 até 36 meses 1,15% (0,95% ao mês de juros + 0,2% de taxa de administração)
01 até 12 meses 1,11% (0,91% ao mês de juros + 0,2% de taxa de administração)

2. LIMITES DE CRÉDITO

2.1 O menor valor para concessão de empréstimo é de 1 (um) salário mínimo, vigente na época da contratação.

 

2.2 Para a concessão de empréstimos com Taxa de Juros Pré-fixado, o participante deverá ter no mínimo 12 (doze) contribuições pagas.

 

2.3 Para renovar o empréstimo, o participante deverá cumprir a carência de 1 mês da data da solicitação de empréstimos anteriormente contratada.

 

2.4 Regras Específicas:

2.4.1 Participante Ativo Serpro: O valor máximo do empréstimo será limitado a 5 remunerações do participante ou a reserva de poupança líquida/saldo de contas ou o valor gerado pelo cálculo da margem consignável, o menor valor entre eles. A margem consignável para o contrato com taxa de juros pré-fixada, não poderá ultrapassar a 30% da remuneração líquida mensal ou a margem disponível pela folha de pagamento, calculadas e informada pelo Serpro, a menor entre elas.

 

2.4.2 Participante Ativo Serpros: O valor máximo do empréstimo será limitado a 5 remunerações do participante ou a reserva de poupança líquida/saldo de contas ou o valor gerado pelo cálculo da margem consignável, o menor valor entre eles. A margem consignável não poderá ultrapassar a 17% da remuneração mensal.

 

2.4.3 Aposentado e Pensionista do plano PS-I: O valor máximo do empréstimo será limitado a 5 vezes o valor do benefício ou o valor gerado pelo cálculo da margem consignável, o menor entre eles. A margem consignável não poderá ultrapassar a 17% do valor do benefício pago pelo Serpros.

 

2.4.4 Aposentado e Pensionista do plano PS-II: O valor máximo do empréstimo será limitado a cinco vezes o valor do benefício ou o valor gerado pelo cálculo da margem consignável, o menor entre eles. A margem consignável não poderá ultrapassar a 17% do valor do benefício pago pelo Serpros.

 

2.4.5 Participante em Auxílio Doença/Acidente de Trabalho do plano PSI: O valor máximo do empréstimo será limitado a 5 vezes o valor do benefício ou a reserva de poupança líquida/saldo de contas ou o valor gerado pelo cálculo da margem consignável, a menor entre eles. A margem consignável não poderá ultrapassar a 17% do valor do benefício pago pelo Serpros.

 

2.4.6 Participante em Auxílio Doença/Acidente de Trabalho do plano PS-II: o valor máximo do empréstimo será limitado a 5 vezes o valor do benefício ou a reserva de poupança líquida/saldo de contas ou o valor gerado pelo cálculo da margem consignável, a menor entre eles. A margem consignável não poderá ultrapassar a 17% do valor do benefício pago pelo Serpros.

 

2.4.7 Participantes Saldados: o valor máximo do empréstimo será limitado a 5 remunerações do participante ou a reserva de poupança líquida/saldo de contas ou o valor gerado pelo cálculo da margem consignável, a menor entre eles. A margem consignável para o contrato com taxa de juros pré-fixada, não poderá ultrapassar a 17% da remuneração mensal ou a margem disponível pela folha de pagamento, a menor entre elas.

3. CRÉDITOS

3.1 A solicitação poderá ser realizada durante todo o mês. Todos os pagamentos de empréstimos serão creditados às terças e quintas-feiras, após a recepção do contrato pelo Serpros, conforme cronograma abaixo:

 

Recepção dos Contratos pelo Serpros Dia do pagamento
segunda e terça-feira até as 14h quinta-feira seguinte
terça-feira depois das 14h terça-feira seguinte
quarta, quinta e sexta-feira até as 14h terça-feira seguinte
sexta-feira depois das 14h quinta-feira seguinte

 

3.2 A conta bancária para disponibilização do crédito será a cadastrada na simulação do empréstimo e, caso o participante queira alterá-la, deverá cadastrar os novos dados bancários na ÁREA RESTRITA, desde que ele seja o titular.

4. SALDO VINCENDO E/OU PARCELAS ATRASADAS

4.1 O participante poderá contratar quantos empréstimos sua margem e limites permitirem, sem ter que refinanciar o contrato anterior, desde que não possua parcelas atrasadas.

 

4.2 No caso de existirem parcelas em atraso, o participante somente poderá refinanciar o(s) contrato(s) inadimplente(s).

 

4.3 Existe também a possibilidade da concessão de um novo empréstimo com a quitação do empréstimo vigente. O participante que desejar, poderá refinanciar sua dívida com financeiro (líquido a receber) ou sem financeiro (líquido zero).

 

4.4 Nesse caso, o participante terá como crédito em sua conta a diferença entre o valor do novo empréstimo contratado (deduzido dos encargos pertinentes) e o saldo devedor do empréstimo anterior, mais as parcelas atrasadas, caso existam.

 

4.5 A prestação do empréstimo anterior, quitado, caso seja cobrada dentro do mês, será devolvida ao participante.

5. DÉBITOS ANTERIORES

5.1 Havendo débitos anteriores com o Serpros (assistencial, previdenciário, empréstimos e financiamentos), estes serão deduzidos do empréstimo a ser concedido, e estarão totalizados na simulação disponibilizada no sítio eletrônico da entidade.

6. IMPOSTOS

6.1 Cumprindo a Lei 9.779, de 19/01/99, o IOF – Imposto sobre Operações Financeiras, é descontado no ato da liberação do empréstimo e repassado ao Governo, sendo que na hipótese de incidência de novos impostos legais futuros, eles incidirão, em cumprimento à legislação que assim determine.

7. QUOTA DE QUITAÇÃO POR MORTE (QQM)

7.1 Quota de Quitação Por Morte é a quota que garante a quitação do saldo devedor do empréstimo, em caso de morte do devedor, que não esteja inadimplente. O valor da quota é descontado no ato da concessão do empréstimo.

 

7.2 No empréstimo saúde não é cobrado QQM. Em caso de morte do devedor, o saldo do empréstimo será abatido do valor do Pecúlio por Morte a ser pago ao(s) beneficiário(s).

8. PAGAMENTO DAS PRESTAÇÕES

8.1 O desconto da prestação do empréstimo ocorrerá na folha de pagamento de seus proventos ou benefícios (contracheque). Caso não haja margem suficiente para o desconto total da parcela no contracheque, o valor remanescente será enviado para débito bancário, em conta cadastrada pelo participante na ÁREA RESTRITA.

 

8.2 O participante deve estar também atento à cláusula 4ª do contrato com taxa de juros pré-fixado, que reforça a obrigatoriedade do pagamento das prestações na data do vencimento.

 

8.3 O participante poderá também efetuar o pagamento das prestações por meio de boleto de cobrança. Toda solicitação de emissão de boleto deverá ser enviada para o Serviço de Atendimento ao Participante (sap@serpros.com.br) até as 14h, para que o boleto seja enviado por e-mail.

 

8.4 Caso o Participante esteja inadimplente, no caso de falecimento, as prestações em mora do empréstimo e seus encargos serão descontadas integralmente do valor do pecúlio por morte a ser pago aos seus beneficiários.

9. QUITAÇÃO ANTECIPADA

9.1 O Serpros possibilita a quitação antecipada do saldo devedor do contrato de empréstimo. No caso dos contratos com taxa de juros Pré-Fixado, o devedor paga o saldo vincendo e os juros calculados para o último dia do mês da quitação. Do valor de saldo devedor a ser quitado, é abatido o valor do QQM referente ao saldo vincendo que está sendo quitado.

 

9.2 O Serpros possibilita a quitação antecipada de prestações vincendas. O valor da prestação será trazido ao valor presente do último dia do mês da data escolhida para o pagamento a ser realizado.

 

9.3 A quitação se dará através de solicitação de emissão de boleto, enviada para o Serviço de Atendimento ao Participante (sap@serpros.com.br), até as 14h, para que o boleto seja enviado por e-mail.

10. AMORTIZAÇÃO DO CONTRATO

10.1 O devedor poderá efetuar amortizações extras do saldo devedor do empréstimo, reduzindo o valor das prestações vincendas, em conformidade com o tipo de empréstimo, limitado à margem consignável, de acordo com as Regras de Empréstimos do Serpros vigentes à época.

 

10.2 O valor a ser amortizado não poderá ser inferior a 01 (uma) prestação atual.