- Quais são os campos mais importantes?
- Como alterar os meus dados cadastrais?
- 5 passos para atualizar os seus beneficiários ou designados?
- Tempo de Serviço: orientações para atualização
- Área Restrita: Primeiro Acesso
- Esqueci Minha Senha
- Saiba como alterar a sua senha
- Saiba como recuperar o seu e-mail
- Desbloqueio de pop-ups
- Como limpar o histórico do seu navegador
- Com os dados atualizados, você tem um atendimento mais ágil quando precisar.
- Mantendo os seus dados atualizados, você receberá em dia as principais notícias sobre o Serpros.
Priorize alguns dados, como:
- CPF (verificar se o CPF que está lá é o seu mesmo);
- Dados para contato (endereço, telefone, e-mail);
- Tempo de Serviço (preencher com todas as empresas em que trabalhou reconhecido pelo INSS);
- Beneficiários e designados.
- Acesse a Área do Participante;
- Informe seu login e sua senha;
- Clique em Cadastro;
- Clique em Dados Pessoais;
- Selecione a segunda aba Dados para contatos;
- Clique em ALTERAR para editar os campos necessários;
- Realize as alterações e clique em Salvar.
Importante!
O campo Informações Pessoais – primeira opção do menu Cadastro >> Dados para Contatos – não é editável, ou seja, você não conseguirá alterar, pois este quadro apresenta uma visão geral das suas informações. Caso necessite alterar dados como conta bancária ou data de nascimento, siga as instruções:
- Participante ativo: você consegue realizar essa atualização com o OLGP da sua regional.
- Participante aposentado ou pensionista: você consegue solicitar essa atualização por e-mail (sap@serpros.com.br), enviando a cópia do documento que comprove as informações
Você receberá um e-mail confirmando as atualizações.
- Acesse a Área do Participante e informe seu login e sua senha;
- Clique em Cadastro;
- Clique em Dados Pessoais;
- Selecione a terceira aba Plano/Empresa e Dependentes/Beneficiários ;
- Em Dados de Beneficiários Legais e Designados, clique no campo de cor cinza claro os quais deseja alterar.

- Aqui, é importante que, na medida do possível, o CPF do beneficiário e / ou designado esteja correto e que, não seja o mesmo que o seu, participante.
- Assim, é imprescindível que essa informação não tenha duplicidade ou fique vazio, ou seja: 1 CPF para cada participante, 1 para cada beneficiário, 1 para cada designado.
Faça as alterações e salve. Caso queira incluir alguém, clique em Novo, inclua as informações e salve. Verifique se os dados estão corretos e não esqueça de informar o CPF correto do dependente/beneficiário e seus dados para contato.
Para ter a certeza de que sua atualização foi registrada, você receberá um e-mail confirmando. Para isso, é essencial estar com essa informação correta em Dados para Contatos.
- Acesse a Área do Participante;
- Informe seu login e sua senha;
- Clique em Cadastro;
- Clique em Dados Pessoais;
- Clique na quarta aba Tempo de Serviço;
- Clique em Incluir;
- Preencha as informações Empresa / Órgão Público ; Fator Especial ; Data de Admissão ; Data de Demissão.
- Clique em Incluir Tempo de Serviço
* É importante realizar esse procedimento para cada empresa onde trabalho, como consta em sua Carteira de Trabalho.

Você receberá o protocolo via pop-up. Atenção: é preciso que o bloqueador de pop-up do navegador esteja desativado.
Primeiro Acesso
É novo no PS-II e ainda não acessou a Área do Participante no site? Quem é participante, aposentado ou pensionista do Serpros conta com esse espaço exclusivo no site institucional. Na Área do Participante é possível acompanhar o saldo de contas, requerer o benefício de aposentadoria, solicitar empréstimos, dentre outras ações.
Saiba como acessar em 4 passos:
1. Ao navegar no site institucional, clique no menu Área Restrita;
2. Em seguida, clique na opção “Primeiro Acesso”;
3. Digite o seu CPF, a sua data de nascimento e clique em “Entrar”;
4. Acesse o seu e-mail cadastrado no ato da filiação e verifique a senha recebida.
Saiba como criar uma nova senha
- Acesse o endereço https://restrito.serpros.com.br/PagAcesso/Login.aspx, no site institucional;
- Selecione a opção Esqueci Senha;
- Informe o seu CPF e a sua data de nascimento;
- Clique em Entrar, uma nova senha será enviada para o seu e-mail cadastrado. Sugerimos alterá-la posteriormente.
Saiba como alterar a sua senha
- Com a nova senha, acesse a Área do Participante;
- Clique no seu nome, localizado no topo da página, à direita da tela;
- Clique em Alteração de Senha;
- Digite as informações solicitadas;
- Clique em Alterar.
Caso não tenha recebido o e-mail após solicitar a nova senha, entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Participante.
Saiba como recuperar o seu e-mail
Caso você deseje recuperar sua senha de login, mas não sabe, não lembra ou não possui e-mail cadastrado, clique em Atualizar E-mail.
Em seguida, insira seu CPF para que possamos confirmar alguns dados para a sua segurança.
Verifique se seu CPF corresponde ao seu nome na tela que vai aparecer e confira o seu e-mail cadastrado conosco. Se desejar alterá-lo, clique em Sim.

Preencha os campos de Data de Nascimento e o Nome da Mãe para que possamos confirmar seus dados para a sua segurança. E, em seguida, informe o E-mail desejado e clique em Alterar E-mail.
Pronto! O e-mail fornecido será utilizado para receber instruções de acesso para Área Restrita.
Agora basta você clicar em Esqueci Senha para receber uma nova senha em seu e-mail cadastrado. Não esqueça de alterar a senha por uma de sua preferência depois.
Tem dúvidas sobre a importância de atualizar o seu cadastro no Serpros? Reunimos abaixo as principais notícias sobre o assunto:
É preciso que o bloqueador de pop-up do navegador esteja desativado. Saiba como desbloquear clicando aqui!
Veja também:
Sugerimos que o seu navegador esteja atualizado.
Google Chrome
- Aperte Ctrl + Shift + Delete no teclado do seu computador e marque o que deseja excluir, ao clicar em Limpar dados.
- Ou vá no canto superior à direita, nos três pontinhos e clique em
Histórico >> Histórico. - No canto superior esquerdo, clique em Limpar dados de navegação e selecione o que deseja apagar para, em seguida, apertar em Excluir.
Mozilla Firefox
- Selecione juntas as teclas Ctrl + Shift + Delete no seu teclado, e selecione o que vai excluir para efetivar a limpeza do histórico e das senhas.
- Ou siga com o mouse até o canto superior à direita, clique nas barras verticais e depois em
Histórico >> Histórico >> Limpar Dados de Navegação.
Internet Explorer
- Pressione Ctrl + Shift + Delete no seu teclado, selecione o que deseja excluir e clique em
Limpar agora. - Ou siga no canto superior à direita, selecione Ferramentas >> Segurança e clique em Excluir Histórico de Navegação.