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Fale Conosco

O Fale Conosco é o meio mais ágil para entrar em contato com o Serpros.

A ferramenta faz parte do projeto Inova Serpros, que veio para aprimorar os meios de comunicação do Serpros para tornar mais fácil o seu contato com a Entidade e estabelecer um relacionamento ainda mais próximo com o público, sempre com ética, comprometimento e profissionalismo. Entre em contato conosco!

O Serpros tem como uma das suas prioridades o atendimento às solicitações dos seus participantes e assistidos. Caso sua solicitação não seja atendida, é possível enviar a sua solicitação de reconsideração com os seus argumentos, para que seja reexaminada. Se ainda assim não for atendido, pode entrar em contato com Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), por meio do

Serviço de Informação ao Cidadão (SIC).

0800 temporariamente indisponível
Contatos emergenciais
  • Serpros Rio de Janeiro: Das 9h às 15h – (21) 99678-5393 | Das 9h às 17h – (21) 99825-4286 | (21) 99780-1630 | (61) 99271-7713
  • Serpros Brasília: Das 9h às 17h – (61) 98440-8730 | (61) 99261-5389
E-mails para atendimento
  • Atendimento Serpros Rio de Janeiro: sap@serpros.com.br
  • Atendimento Serpros Brasília: escritorio.bsb@serpros.com.br
Área Restrita

Para acessar a Área do Participante, é preciso possuir vínculo com o Serpros, seja como patrocinado (funcionário participante do Serpros), autopatrocinado (ex-funcionário participante do Serpros), assistido (aposentado ou em auxílio-doença), beneficiário (recebedor de pensão ou auxílio-reclusão) e desistente ou em Benefício Proporcional Diferido (BPD). Participantes que já se desvincularam do Serpros pelo resgate ou pela portabilidade não têm acesso à Área do Participante.

O link de acesso está disponível no site institucional, no canto superior à direita. Ou acesse aqui.

Caso seja a sua primeira vez no ambiente virtual, clique em “Primeiro Acesso”, digite o seu CPF e a sua data de nascimento e depois clique em “Entrar”. A senha será enviada para o seu e-mail cadastrado.

Na página de entrada para a Área do Participante, solicite uma nova senha na opção “Esqueci Senha”. Em seguida, digite o seu CPF e a sua data de nascimento e depois clique em “Entrar”. Uma senha provisória será enviada para o seu e-mail cadastrado.

Atualize o seu e-mail na tela de login, clicando em “Atualizar”. Caso o problema persista, entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Participante pelo Fale Conosco.

Após o acesso, o participante deve clicar em seu nome (canto direito superior) em “Alteração de Senha”.

Acesse a Área do Participante; selecione o menu “Consulta” > “Demonstrativo de Pagamento”.

Importante: caso o contracheque não seja visualizado, será necessário desbloquear os pop-ups do navegador.

Benefício Programado

É o benefício de caráter previdenciário que decorre de eventos previsíveis, ou seja, previamente planejados pelo participante, desde que atendidos os requisitos estabelecidos para a sua concessão.

Exceto os benefícios decorrentes de invalidez, doença, reclusão e morte, todos os demais benefícios são programados.

Exceto os benefícios decorrentes de invalidez, doença, reclusão e morte, todos os demais benefícios oferecidos pela Previdência Social são programados.

Em sentido restrito ao Serpros, é o conjunto de regras que regem determinada situação de direito junto aos planos previdenciários.

Todos os definidos na legislação, quais sejam: Benefício Proporcional Diferido, Portabilidade, Resgate e Autopatrocínio.

O Benefício Proporcional Acumulado (BPA) é vitalício, sendo concedido somente ao participante do PS-I que esteja aposentado de forma programada pela Previdência Social (Regime Jurídico Único ou Regime Geral de Previdência Social).

A aposentadoria programada é vitalícia, sendo concedida somente ao participante do PS-II que esteja aposentado de forma programada pela Previdência Social (Regime Jurídico Único ou Regime Geral de Previdência Social).

Para aposentar-se pelo Serpros o participante, obrigatoriamente, deve ter rescindido o seu vínculo empregatício com o Serpro.

O participante do PS-II, no momento da aposentadoria, pode optar por receber, em parcela à vista, ou seja, de uma única vez os seguintes valores: até 25% da conta de participante constituída pelas contribuições Básica e Variável; até 100% da conta de participante constituída pelas contribuições Espontâneas e Recursos Portados.

Essas informações estão disponíveis no site. Para o PS-I, acesse o menu “Planos” > “PS-I”. Para participantes do PS-II, acesse “Planos” > “PS-II”. Basta selecionar o benefício/instituto de sua preferência.

O benefício de aposentadoria vitalícia será reajustado no mês de maio de cada ano de acordo com o INPC acumulado de maio do ano anterior até abril do ano do reajuste.

É a 13ª parcela anual do benefício paga uma vez ao ano aos assistidos e beneficiários do PS-I e do PS-II, sendo a parcela creditada da seguinte forma: 50% em junho e 50% em novembro.

Não havendo pendência documental, ou seja, se a documentação chegar completa no Serpros até o dia 10 de cada mês, o crédito será realizado até o final do referido mês.

Importante: Esse prazo é para os participantes que estiverem em dia com as suas obrigações junto à entidade.

Empréstimos
  • Todos os participantes ativos, assistidos e saldados. Pensionistas podem solicitar empréstimos, observadas as regras de concessão, estão isentos de carência de contribuição.
  • O participante ativo em regime de suspensão de inscrição não pode solicitar empréstimo.
  • O participante assistido por Auxílio-Doença ou acidente de trabalho não pode solicitar empréstimo simples. Poderá contratar apenas o empréstimo saúde.
  • O Pensionista entre 18 e 21 anos poderá contratar empréstimo com prazo limitado ao tempo que faltar para completar os 21 anos.
  • Para a concessão de empréstimos com taxa de juros Pré-fixado, o participante deverá ter no mínimo 12 contribuições pagas.
  • Para renovar o empréstimo com taxa de juros pré-fixado, o participante deverá cumprir a carência de 1 mês.

Para saber mais, acesse a página Empréstimo Serpros.

O empréstimo do Serpros tem uma das menores taxas de juros do mercado. Consulte aqui.

Antes de simular o seu empréstimo Serpros, os participantes ativos do Serpro precisam liberar o Serpros no novo sistema de Consignação do Serpro. Saiba como.

Os limitadores de crédito definem a quantia que poderá ser solicitada, de modo que os valores não comprometam toda a sua renda. Antes de contratar um empréstimo no Serpros, é fundamental ler atentamente o regulamento, que está disponível na página Empréstimo Serpros, no site, e verificar as suas condições de contratação.

Ao acessar a Área do Participante, o seu saldo devedor de empréstimo aparece na tela principal, em “Empréstimo” > “Ver mais”. Os valores são atualizados diariamente.

Requerimentos

Para requerer os benefícios ou institutos dos planos PS-I ou PS-II, é necessário seguir os seguintes passos:

  • Acessar o requerimento em modelo próprio do Serpros (disponível no site e na Área Restrita),;
  • Conferir e/ou preencher as informações;
  • Imprimir, datar, assinar;
  • Anexar a documentação necessária;
  • Encaminhar para o Serpros.

As concessões/deferimentos estão condicionadas aos critérios estipulados nos regulamentos dos planos.

Quanto ao seu destino não há nenhuma diferença, ou seja, as duas se destinam a formação de poupança individual para dar origem ao benefício de aposentadoria. Quanto à origem, ambas são facultativas, mas somente a Contribuição Variável, destinada a poupança individual, é dobrada, ou seja, o Serpro ou o Serpros contribui (contrapartida) com o mesmo valor descontado no contracheque.

Atenção: somente opte por efetuar a Contribuição Espontânea após a sua Contribuição Variável chegar ao limite, ou seja, no percentual de 15%.

Os aposentados do PS-I contribuem com uma única contribuição, subdividida no contracheque em Contribuição Normal de Assistido e Contribuição Assistido Extraordinária.

Os aposentados do PS-II contribuem com uma única contribuição no contracheque, denominada Contribuição Serpros Assistido.

A Contribuição Normal de Assistido é destinada ao custeio previdencial normal do PS-I. Já a Contribuição Assistido Extraordinária é destinada à cobertura de eventuais desequilíbrios do PS-I (resultado deficitário do plano de benefícios).

Contribuições

Sim. Os participantes do PS-I e do PS-II podem optar pelo instituto do Autopatrocínio, assumindo as suas contribuições e as da Patrocinadora. O valor da nova contribuição pode ser obtido a partir de simulação na Área Restrita , na opção “Simulação” > “Autopatrocínio”.

Quanto ao seu destino não há nenhuma diferença, ou seja, as duas se destinam a formação de poupança individual para dar origem ao benefício de aposentadoria. Quanto à origem, ambas são facultativas, mas somente a Contribuição Variável, destinada a poupança individual, é dobrada, ou seja, o Serpro ou o Serpros contribui (contrapartida) com o mesmo valor descontado no contracheque.

Atenção: somente opte por efetuar a Contribuição Espontânea após a sua Contribuição Variável chegar ao limite, ou seja, no percentual de 15%.

Os aposentados do PS-I contribuem com uma única contribuição, subdividida no contracheque em Contribuição Normal de Assistido e Contribuição Assistido Extraordinária.

Os aposentados do PS-II contribuem com uma única contribuição no contracheque, denominada Contribuição Serpros Assistido.

A Contribuição Normal de Assistido é destinada ao custeio previdencial normal do PS-I. Já a Contribuição Assistido Extraordinária é destinada à cobertura de eventuais desequilíbrios do PS-I (resultado deficitário do plano de benefícios).

Adesão

O Plano Serpro II (PS-II) é o único plano aberto a adesões.

Todos os empregados do Serpro e do Serpros, além de gerentes, diretores, conselheiros ocupantes de cargo eletivo e outros dirigentes do Serpro e do Serpros podem se filiar ao PS-II.

Disponibilizamos um simulador exclusivo para quem ainda não é participante. Basta acessar o nosso site, selecionar o menu “Adesão” > “Simulador para não inscritos” e depois o item “Clique aqui para simular seu plano”.

Acesse o menu “Adesão”, em nosso site; preencha o formulário on-line e assine com seu Certificado Digital. Envie para o Serpros para os e-mails do sap@serpros.com.br, escritório.bsb@serpros.com.br ou pelo Fale Conosco, assim como o seu Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) e as cópias do seu RG ou da CNH e do seu CPF .

Você tem até 30 dias, depois da sua adesão, para optar pela Tabela Regressiva do Imposto de Renda. Caso não se manifeste, fica definida a opção pela Tabela Progressiva.

A adesão ao Serpros se dá no momento do protocolo do pedido de inscrição.

A partir do deferimento do pedido de inscrição.

A partir do primeiro dia do mês subsequente à data do protocolo do pedido de inscrição.

Para a dispensa das carências dos benefícios de risco, os efeitos são produzidos a partir da adesão ao Serpros.

Quando a adesão ao Serpros ocorre em até 30 dias após a admissão no Serpro ou no Serpros, a carência de 12 meses dos benefícios de risco (invalidez, doença ou morte) são dispensadas. A carência também é dispensada para doença ou morte quando decorrente de acidente, doença do trabalho ou considerada grave pela Previdência Social.

A alteração poderá ser realizada até o último dia útil do mês subsequente a partir do deferimento da inscrição. Assim, considerando o último dia do mês subsequente como útil e os meses de 31 dias, a alteração poderá ser feita em até 62 dias após a data de ingresso no plano de benefícios.

Seu Plano

Ao acessar a Área do Participante, o seu plano ativo aparece na tela principal, em “Dados do Plano”. Caso tenha mais de um plano, basta clicar sobre aquele que deseja consultar.

Na Área do Participante é possível estimar o valor do seu benefício ou instituto ao qual terá direito ao se aposentar. Basta selecionar o menu “Simulação” e escolher o benefício ou instituto.

Apenas os participantes do PS-II podem alterar o percentual de contribuição. Para isso, basta acessar a Área do Participante e clicar em “Requerimentos” > “Alteração de Contribuição Variável” ou “Alteração da Contribuição Espontânea Mensal”.

Os procedimentos para alterar a Contribuição Variável são feitos diretamente na Área Restrita, na opção “Requerimentos > Alteração de Contribuição Variável”.

Os procedimentos para alterar a Contribuição Variável são feitos diretamente na Área Restrita, na opção “Requerimentos” > “Alteração de Contribuição Espontânea Mensal”. É importante verificar se já atingiu o máximo da Contribuição Variável.

Para efetuar uma Contribuição Espontânea Esporádica é necessário enviar o requerimento ao Serviço de Atendimento ao Participante (SAP) do Serpros, informando os seus dados, o valor e a data do aporte para que seja gerado boleto.

O Valor de Referência Serpro II (VRS) é a unidade monetária utilizada pelo PS-II para os cálculos das contribuições e dos benefícios de risco, como auxílio-doença, aposentadoria por invalidez, auxílio-reclusão, pecúlio e pensão por morte. O VRS também é utilizado como limitante de salário de contribuição e renda.

Atualmente o VRS está em R$ 402,00, sendo reajustado no mês de maio de cada ano de acordo com o INPC acumulado de maio do ano anterior até abril do ano do reajuste.

Salário de Contribuição (SC) é a soma das parcelas relativas a salário, gratificações, incorporações e adicionais recebidos habitualmente. Rubricas de incorporação compõem o salário de contribuição do PS-II, já hora extra e férias (terço constitucional) não compõem o Salário de Contribuição

Ao acessar a Área do Participante, o seu plano ativo aparece na tela principal, em “Dados do Plano”. Caso tenha mais de um plano é importante verificar, separadamente, cada um deles.

As informações atualizadas dos planos PS-I e PS-II são mensalmente publicadas e disponibilizadas na Área do Participante no menu “Demonstrativos”.

Atualizações Cadastrais

Para atualizar os dados de contato (e-mail, endereço e telefones), os participantes ativos (patrocinados e autopatrocinados), assistidos, beneficiários e desistentes ou em Benefício Proporcional Diferido (BPD) devem acessar a Área Restrita, no site. No menu “Dados Cadastrais”, selecionar a opção “Dados para Contatos” e proceder com as modificações e/ou inclusões.

Acesse a Área do Participante; informe seu login e sua senha; clique em “Dados Pessoais”; selecione a opção “Dados para contato”; realize as alterações e clique em “Salvar”. Você receberá um e-mail confirmando as atualizações.

Os participantes ativos e em gozo de auxílio-doença do PS-I e do PS-II devem acessar a Área do Participante, no site. No menu “Dados Cadastrais”, selecionar “Tempo de Serviço” e seguir as orientações.

Participantes ativos e assistidos do PS-I e PS-II podem alterar os beneficiários e/ou designados acessando a Área Restrita no site. No menu “Cadastro”; selecionar “Dados Pessoais”; “Plano/Empresa e Dependentes/Beneficiários” e seguir as instruções.

Atenção para os Aposentados do PS-II a partir de 1º/4/2013: o valor do seu benefício poderá ser recalculado em função da alteração dos beneficiários (mudança no perfil do grupo familiar declarado no momento da aposentadoria).

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