Serpros

PS-II CD: variação da cota em janeiro/2022

PS-II CD: variação da cota em janeiro/2022

A valorização do plano PS-II CD foi de 1,40%, frente uma meta atuarial de 1,15% e um CDI de 0,73%. No mês de janeiro, os fundos de ações (60% do resultado dos investimentos mobiliários) e as NTN-Bs marcadas na curva (39% do resultado dos investimentos mobiliários) foram os principais responsáveis pelo resultado positivo do plano.

 

Os fundos de ações seguiram a recuperação do Ibovespa no mês, que valorizou 6,98%. Esse movimento de recuperação do principal índice da bolsa brasileira pode ser observado desde o mês de dez/2021, quando houve uma interrupção de um desempenho negativo que se estendia desde o jul/2021. O mercado passou a avaliar a bolsa brasileira como excessivamente depreciada, se comparada com os principais índices mundiais, principalmente se levado em consideração, também, a depreciação do real frente ao dólar no período. Dessa forma, houve ingresso considerável de capital estrangeiro na bolsa, buscando, principalmente, empresas ligadas a commodities, que ganham com a inflação mundial de preços desses ativos, e ao setor financeiro, que maximiza seu ganhos com o movimento de alta de juros (Taxa Selic) no Brasil.

 

Em relação aos títulos públicos, os preços dos ativos marcados a mercado continuam sofrendo com a oscilação da curva de juros. O cenário de inflação global continua trazendo pressão para os preços no Brasil e a expectativa de alta da Taxa Selic, visando algum controle da inflação no país, continua trazendo volatilidade para os vencimentos mais longos da carteira. Por outro lado, os títulos marcados na curva vem se beneficiando do movimento da alta nos índices de inflação, trazendo resultado consideravelmente positivo para a carteira.

 

25/2/2022

 

Categorias

Categorias

Categorias

Categorias