Serpros

PS-II CD: variação da cota em outubro/2021

PS-II CD: variação da cota em outubro/2021

Foi liberado em 16/11/2021, para os participantes PS-II, o acesso ao extrato atualizado até o dia 31/10/2021. A rentabilidade do saldo de contas do PS-II foi de -1,23. A rentabilidade da cota do PS-II CD em outubro/2021 foi de -1,24%. No mês de outubro, tanto os fundos de ações, como as NTN-Bs marcadas a mercado, apresentaram rentabilidade negativa, refletindo as desconfianças do mercado a respeito da política fiscal do governo e da pressão inflacionária. 

Os agentes de mercado têm interpretado os índices de inflações divulgados e as discussões a respeito do teto de gastos, como preocupantes e, dessa forma, a curva de juros apresentou um movimento de abertura em todos os vencimentos. Esse movimento influencia negativamente as NTN-Bs marcadas a mercado da carteira. 

É importante destacar que as pressões inflacionárias estão ocorrendo por todo o mundo, como resultado da retomada da economia global, após os incentivos dados pelos governos centrais para reação à crise gerada pela pandemia de COVID 19. Dessa forma, o movimento de abertura das curvas de juros não é exclusivo da economia brasileira. 

Já em relação ao desempenho negativo do principal índice de ações do mercado brasileiro, o Ibovespa, podemos constatar que há um descolamento em relação aos principais índices de ações pelo mundo. Os incentivos para a retomada das economias globais mencionados acima, resultaram em altas pelas principais bolsas mundiais.  

A mesma injeção de liquidez nas economias, que gerou pressões inflacionárias, também auxiliou nas recuperações econômicas e nas expectativas de lucros das empresas, fazendo com que os principais índices de bolsa ao redor do mundo, apresentem performances positivas no ano. Este movimento não é visualizado no mercado brasileiro, porque ao redor do mundo, os agentes de mercado entendem que as pressões inflacionárias serão controladas com ações de políticas fiscais e monetárias, enquanto no Brasil, o Ibovespa passou a precificar as dúvidas dos agentes sobre a conduta fiscal do governo, apresentando queda de 6,74% no mês. 

Devemos destacar que, apesar do desempenho negativo dos ativos mencionados acima, os títulos públicos marcados na curva, assim como os ativos lastreados no CDI, amorteceram os desempenhos negativos mencionados na carteira do plano e de que, no ano, o plano apresenta rentabilidade de 3,66%. Se comparado ao CDI, o plano apresenta rentabilidade de 122% em relação ao índice, mostrando performance consideravelmente superior ao índice utilizado como padrão de ativo livre de risco no mercado brasileiro e que serve como referência para boa parte da indústria de fundos de investimento e planos de previdência. 

 

17/11/2021

Categorias

Categorias

Categorias

Categorias