Serpros

Como é a rotina dos conselheiros no Serpros

Como é a rotina dos conselheiros no Serpros

Você sabia que desde março/2020 os conselheiros deliberativos e fiscais do Serpros estão trabalhando de forma remota? Eles participam ativamente das reuniões por videoconferência e utilizam a gama de recursos que o sistema em nuvem permite, da mesma forma que a Diretoria e os empregados.

As reuniões ordinárias do CDE são realizadas seis vezes ao ano e os conselheiros também participam de reuniões extraordinárias a qualquer momento. Já o COF se reúne pelo menos a cada dois meses ordinariamente ou sempre que necessário, de forma extraordinária. Embora o trabalho não seja diário, é de muita responsabilidade e exige técnica e dedicação.

Todos os processos para os quais são necessárias as assinaturas dos conselheiros são realizados por meio do Certificado Digital, que o Serpros disponibiliza nas plataformas de smartphone (Neo ID) e nas estações de trabalho (Token). Com isto os conselheiros não precisam se preocupar em assinar um monte de papéis ou aguardar toda a antiga burocracia para deliberar ou examinar processos e documentos. Além disso, o trabalho de um conselheiro deliberativo ou fiscal é remunerado mensalmente, conforme consta no Estatuto do Serpros, em seu Art. 44.

Durante os mandatos, os conselheiros deliberativos atuam na alteração do estatuto, na criação de novos planos e ingresso de possíveis patrocinadoras/instituidores e até nomeiam ou exoneram diretores do Serpros. Os conselheiros fiscais acompanham toda a governança da entidade, aprovando políticas, investimentos, relatórios anuais, dentre outras competências descritas no Estatuto.

Os conselheiros fiscais acompanham principalmente os números da entidade, examinando e emitindo pareceres sobre os balancetes e o balanço patrimonial, além de investigar e apontar possíveis irregularidades no âmbito de sua competência.

Tem perfil para integrar o grupo de conselheiros do Serpros? As candidaturas estão abertas até 1º/7. Acesse o site oficial das Eleições: eleicoes.serpros.com.br .

 

24/6/2021

Categorias

Categorias

Categorias

Categorias