Serpros

PS-II: variação da cota em dezembro/2020

PS-II: variação da cota em dezembro/2020

A valorização da cota do PS-II CD em dezembro/2020 foi positiva em 2,80%, influenciada pela rentabilidade dos Fundos de Ações (41% do resultado dos investimentos mobiliários), das NTN-Bs marcadas a mercado (32% do resultado dos investimentos mobiliários) e das NTN-Bs marcadas na curva (24% do resultado dos investimentos mobiliários).

 

Os fundos de ações acompanharam o bom desempenho do Ibovespa em dezembro, enquanto as NTN-Bs marcadas a mercado seguiram o fechamento da curva de juros, principalmente, com os vencimentos de longo prazo. Esse movimento foi um reflexo do aumento do apetite por risco neste final de ano, após a vitória do partido democrata nas eleições dos EUA com a consequente expectativa de maior liquidez no mercado financeiro global.

 

No ano, a valorização do plano foi de 8,17%, influenciada pela rentabilidade das NTN-Bs marcadas na curva (63% do resultado dos investimentos mobiliários) e das NTN-Bs marcadas a mercado (21% do resultado dos investimentos mobiliários).

 

Em um período com grande volatilidade de preços, principalmente, entre os meses de março e abril, as NTN-Bs marcadas na curva do plano trouxeram, num primeiro momento, alguma estabilidade para a carteira, em função de estarem marcados à taxas superiores à meta atuarial. Posteriormente, estes títulos, aliados às NTN-Bs marcadas a mercado, que apresentaram forte recuperação a partir do mês de maio, foram responsáveis por trazer rentabilidade positiva ao plano.

 

 

    

 

22/1/2021

 

Categorias

Categorias

Categorias

Categorias