Serpros

Saiba mais sobre o 41º Congresso Brasileiro de Previdência Privada

Saiba mais sobre o 41º Congresso Brasileiro de Previdência Privada

O 41º Congresso Brasileiro de Previdência Privada, promovido pela Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp), aconteceu nos dias 16, 17, 18 e 19 de novembro em novo formato: virtual.

 

Com os principais temas consolidados em quatro eixos temáticos: 1) Impacto do Presente no futuro; 2) A Previdência Complementar Fechada neste cenário; 3) #vamosreagir – o mundo já mudou; e 4) #vamosagir – agenda da retomada, o evento colocou em prática diversas ações de inovação no desenvolvimento do congresso em 2020. O maior evento de previdência privada da América Latina, em edição 100% online e ao vivo, foi realizado no centro de eventos digital da Abrapp, com interação em tempo real por meio do envio de perguntas no chat. O evento reuniu dezenas de palestrantes das mais diferentes especialidades, lideranças e pensadores, representantes do governo e do mercado de previdência, além de milhares de pessoas interagindo no ambiente virtual.

 

A direção do Serpros, sempre preocupada com a atualização do seu corpo gerencial e técnico, teve uma expressiva participação no Congresso, que tem por objetivo o compartilhamento de ideias e práticas visando a melhoria contínua do segmento para os participantes, para as entidades e para a sociedade.

 

Neste ano, o Congresso trouxe para reflexão importantes e atuais questões como investimentos, pandemia, reforma da previdência, liderança, riscos atuariais, longevidade, além de diversos outros temas relacionados aos principais desafios econômicos e sociais do momento, bem como medidas e transformações que iremos experimentar para buscar um novo posicionamento com soluções previdenciárias para a sociedade. A seguir apresentamos alguns destaques do evento:

 

Relevância do sistema de previdência privada para o País

Destaque na abertura do Congresso, o ministro do STF, Dias Toffoli, ressaltou a importância do segmento da previdência privada enquanto agente institucional e transformador na educação financeira do País e falou também sobre a gravidade da divulgação das fake news. Em seguida, o presidente da Abrapp, Luís Ricardo Martins, parabenizou as entidades pelas conquistas no segmento e pelas que estão por vir. Otimista, Luís Martins concluiu dizendo que o segmento fortalecido tem toda chance de dar novos saltos.

 

Investimentos

O assunto investimentos, que tradicionalmente é o ponto forte do evento, trouxe muitas palestras e debates com dirigentes de Fundos de Previdência e especialistas de grandes empresas de investimento. Foram abordados temas atuais como PIX; diversificação de investimentos no exterior como alternativa às EFPC para queda das taxas de juros; Diversificação global: essencial para gerar resultados; Perspectivas e oportunidades dos fundos multimercado para as fundações; Desigualdade corporativa e oportunidade de investimentos; dentre outros assuntos relevantes.

O grande destaque nas palestras técnicas foi um tema muito atual e de extrema relevância, que vem ganhando força nas decisões de investimentos no Brasil e no mundo: as práticas ambientais, sociais e de governança (ESG, na sigla em inglês).

 

O papel da liderança na transformação

Para abordar O Papel da Liderança na Transformação: Um Novo Mindset, a palestra magna do Congresso foi conduzida pelo ex-técnico da seleção brasileira de vôlei, Bernardinho, que incentivou o engajamento de todos ao se debruçar sobre temas como motivação, paixão e as melhores maneiras para as empresas lidarem com a crise e ainda destacou: “Líderes devem manter “modo aprendizado” e “modo crise” ligados”.

 

Desafios para o Brasil e para o mundo pós-Covid 19

Destaque para as palestras O day after da crise que ninguém esperava, pelo economista Ricardo Amorim, e a plenária Brasil e o mundo pós-covid-19: desafios econômicos e sociais, com o Secretário Especial de Previdência e Trabalho, Bruno Bianco Leal; o economista e sócio-diretor da Tendências Consultoria Integrada, Gustavo Loyola, que destacou: Formar poupança é imprescindível; e o economista e ex-presidente do Banco Central do Brasil, Ilan Goldfajn.

 

 Inovação e recuperação nas EFPC pós-crise

Outro tema de suma relevância debatido no Congresso foi o desempenho da economia brasileira e do segmento de previdência complementar após a crise, visto que os estudos já apontam um comportamento de retomada. Foi o que destacaram o diretor-superintendente da Previc, Lucio Rodrigues Capelletto; o secretário de Política Econômica, Adolfo Sachsida e o subsecretário de Previdência Complementar da Secretaria de Previdência, Paulo Fontoura Valle.

Uma grande preocupação para a sustentabilidade do segmento é como ofertar educação previdenciária para jovens. Para captar esse público, o Congresso utilizou uma ação muito comum durante o isolamento social, as lives, que ganharam muitos adeptos nesse período, e no Congresso não poderia ser diferente. A Abrapp, com apoio do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) realizou a live Previdência é Coisa de Jovem, que reuniu mais de 2.500 jovens estudantes pelo Brasil, no canal da Associação no Youtube.

O tema Consequências da pandemia para os sistemas de previdência internacionais foi abordado pelo diretor geral do World Pensions Council (WPC), Nicolas Firzli. O WPC é um “think tank”, organização sem fins lucrativos com atuação global e foco em pesquisa e políticas dedicadas aos temas aposentadoria, poupança e proteção social.

Falando sobre a reforma da previdência, cabe destacar a plenária: A Reforma aconteceu. E agora?, que destacou a importância de se fomentar a poupança previdenciária no País, numa conversa entre o deputado federal Christino Áureo; Presidente da Previ, José Maurício Pereira Coelho; o Economista Especialista em Finanças Públicas José Roberto Rodrigues Afonso e o secretário de Previdência da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Narlon Gutierre Nogueira.

 

Longevidade

Outro destaque do Congresso foi a palestra A Revolução da Longevidade, realizada pela especialista em longevidade Dmitry Kaminsky, que é Cofundador e Sócio do Deep Knowledge Group na Insight Session. Dimitry vê oportunidade de novos negócios no que chama de indústria da longevidade, como a criação de uma Bolsa de Valores da longevidade regulamentada e um consórcio com instituições financeiras, com estratégias conservadoras, que poderia ser formada por Fintechs, seguradoras, fundos de pensão e demais instituições. Para exemplificar, Dimitry traz o caso da criação do The Century Club, pela asset global UBS.

 

Ética

O Sindapp lançou em seu estande virtual o e-book Ética no Século 21 – Reflexões, que, por meio de uma abordagem prática, voltada para os conselheiros e dirigentes de fundos de pensão, trata da conduta ética em cenários como LGPD, redes sociais e fake news.

 

Transformação Digital e agenda de retomada

Tema presente e necessário, Transformação Digital: o que a Covid-19 Acelerou e o que vem por Aí reuniu o Fundador e CEO da Samba Tech, Gustavo Caetano; o Presidente da Dataprev, Gustavo Canuto; o Partner da LM Ventures, presidente da HBS Alumni Angels of Brazil e Gestor da HUPP, Magnus Arantes; e Roberto Prado, da Latam VP – Engenharia de Soluções na Salesforce. Assuntos como a colaboração remota e o home office também foram destacados e vistos como pontos fortes nas empresas. Assim, deixou a reflexão para os dirigentes ampliarem a visão e olharem ao redor e um pouco mais para longe.

Para encerrar os quatro dias de evento, o Diretor-Presidente da Abrapp agradeceu a todos, falou sobre o sucesso do Congresso e afirmou que “A Previdência Complementar está na agenda prioritária do Estado e é parceira do governo”, destacando a “honra de receber a maior autoridade da economia do país no maior Congresso de Previdência Privada do mundo”, ao receber para a palestra de encerramento o Ministro da Economia, Paulo Guedes. “O Ministro falou com otimismo sobre a potência do mercado brasileiro, de capitais e financeiro, como a grande alavanca para a recuperação do país. “Estamos indo em direção à uma economia de mercado. São milhões de brasileiros espalhados pelo Brasil investindo”, disse, citando o público de Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC). “São investidores de longo prazo, vão comprar esses investimentos e fazer o choque da infraestrutura brasileira”.

Finalizando o Congresso, foi apresentada a palestra especial “Admirável Mundo Novo”, pelo palestrante Peter Diamandis (Singularity University).

Os resultados alcançados, a metodologia e a agilidade da migração foi matéria no site da Oracle como Histórias de Sucesso. Confira aqui.

 

24/11/2020

Categorias

Categorias

Categorias

Categorias