Serpros

É bom fazer o bem: cresce o número de programas de voluntariado em empresas

É bom fazer o bem: cresce o número de programas de voluntariado em empresas

04/04/2016
Segundo dados do Ibope Inteligência, 25% da população brasileira declarou fazer parte ou ter realizado algum trabalho voluntário no ano de 2012. Desse total, 87% sentem-se totalmente motiva dessa estatística, Wanderley Cabanas transformou o que já fazia por ofício em uma verdadeira missão no momento da aposentadoria.
Cabanas trabalhava em uma área que apoiava projetos sociais no Serpro e, ao se aposentar, resolveu capacitar-se para contar histórias a crianças e adolescentes hospitalizados. Depois dessa primeira experiência, não parou mais. “Eu não imaginava que ia ser tão bom. O sorriso que o outro devolve em resposta ao que você faz é muito confortante. Você se sente bem ao fazer o bem ao outro”, ressalta.
Atualmente dedicado a outro programa solidário, de atendimento emocional, o assistido do SERPROS também é instrutor de informática em um projeto de inclusão social e já está em busca de novas capacitações para ajudar outras pessoas. “Agora, estou pensando em fazer um curso de capacitação para ler e contar histórias para deficientes visuais. Ser voluntário em ações sociais é muito gratificante”, reforça Cabanas.
O número de programas de voluntariado também tem aumentado entre as empresas. Dados do Conselho Brasileiro de Voluntariado Empresarial (CBVE) apontam que, em 2012, cerca de 73 mil pessoas estiveram envolvidas em projetos de voluntariado empresarial, estando a doação entre as práticas mais comuns,seguida por projetos estruturados de ação voluntária.
* Esta reportagem está publicada na Revista SERPROS nº 6 (fev/mar/abr 2016).

Categorias

Categorias

Categorias

Categorias