Serpros

IPTU: pagar à vista ou parcelar?

IPTU: pagar à vista ou parcelar?

07/01/2016
No início do ano, muitos contribuintes receberão seus boletos para pagamento do IPTU. Em tempos de incertezas sobre a economia, nos resta a seguinte dúvida: é melhor pagar à vista ou parcelar?
O presidente da Associação Brasileira de Educação Financeira, Edmilson Lyra, diz que a decisão depende da situação de cada um, mas ressalta que vale a pena verificar os descontos oferecidos para o pagamento à vista. Segundo ele, há diferenças de descontos entre os municípios e, portanto, o indivíduo deve procurar saber quanto a prefeitura de sua localidade oferece.
“Se a pessoa tem dívidas de cartão de crédito, cheque especial, crédito rotativo ou outra modalidade qualquer, deve verificar qual a taxa de juros mensal que está pagando. Provavelmente, o custo dessas dívidas deve ser superior ao desconto oferecido. Portanto, propomos parcelar o pagamento do IPTU e saldar, o mais rapidamente possível, as dívidas com custos maiores”, esclarece.
Para aqueles que têm recursos aplicados na Poupança, vale a pena pagar o IPTU à vista, pois o rendimento dessa aplicação já está perdendo para a inflação. “Caso tenha sua aplicação em outro ativo qualquer, verifique qual a taxa de retorno desse investimento em comparação com o desconto oferecido pela Prefeitura de sua localidade. Se tiver um bom retorno, parcele o pagamento do IPTU”, indica Edmilson.
O que o especialista não recomenda é apostar na sorte de haver uma renegociação no futuro e deixar a dívida acumular com as demais, “pois elas acabam se tornando mais um fator de estresse para o indivíduo e sua família”, finaliza.
 

Categorias

Categorias

Categorias

Categorias