Serpros

Saiba como a contribuição no Plano Serpro II é calculada

Saiba como a contribuição no Plano Serpro II é calculada

O Plano Serpro II (PS-II) prevê contribuições mensais, classificadas em: normal, espontânea e administrativa. Preparamos um resumo para você entender cada uma delas. 

A contribuição normal realizada pelo participante conta com a contribuição paritária, ou seja, a patrocinadora (Serpro) contribui com o mesmo valor que você contribui, e se divide em básica, variável e risco.  

  • Básica: é o percentual mínimo para ser participante do plano e equivale a 1%. 
  • Variável: todos os participantes do PS-II que recebem acima de R$ 3.891,60 (8VRS) em 2022 têm a vantagem de contar com o mesmo investimento da patrocinadora sempre que aumentarem o percentual de contribuição, desde que não ultrapasse o limite de 15% do seu salário de contribuição. Esta opção pode ser alterada de forma gradual. 
  • Risco: destinada a prover o custeio de auxílio-doença, auxílio reclusão, pensão por morte de ativo e pecúlio por morte. O salário risco equivale ao menor valor entre o salário de contribuição do participante e 60 VRS (R$29.187,00). 

A contribuição espontânea é opcional e não tem contribuição da patrocinadora, sendo indicada ao participante que já contribui no limite máximo da variável (15%). Ela divide-se em: Contribuição Espontânea Mensal e Contribuição Espontânea Esporádica.  

Para entender como a sua contribuição é calculada no PS-II, acesse a página especial que preparamos sobre o assunto: https://serpros.com.br/demonstrativo-de-calculo-das-contribuicoes-no-ps-ii/ 

 

29/7/2022

 

Categorias

Categorias

Categorias

Categorias