Documentos Históricos

Informativos, publicações, livros

Fotos

Linha do Tempo

Espaço do participante

Logos Especiais

Terceira logomarca do Serpros

Veja aqui

Segunda logomarca do Serpros

 

Veja aqui

Primeira logomarca do Serpros

 

Veja aqui

Capa do Estatuto original – 1977

Veja aqui

Capa do Primeiro Regimento Interno

Veja aqui

Ofício para representação dos participantes no Conselho Curador

O ofício, datado em 23 de janeiro de 1985, objetiva a viabilização da representação dos participantes nos Conselhos Curador e Fiscal através de eleições em âmbito nacional.

 

Veja aqui

Primeiro Organograma

Primeiro Organograma do Serpros – Instituto Serpro de Seguridade Social.

 

Veja aqui

Estudo Atuário

Estudo Atuário para criação de plano de benefício previdenciário.

 

Veja aqui

Estudo atuário

Estudo atuário para criação de plano previdenciário.

 

Veja aqui

Carta de Credenciamento do Serpros

Carta de Credenciamento do Serpros – Instituto de Seguridade Social para a realização das operações do Programa Nacional de Habitação do Servidor Público.

 

Veja aqui

Carta de Credenciamento do Serpros

Carta de Credenciamento do Serpros – Instituto de Seguridade Social para organizar, implantar, promover e acompanhar o desenvolvimento de programas habitacionais.

 

Veja aqui

Certificado Individual de Filiação emitido em 1977

Certificado Individual de Filiação emitido em 1977.

 

Veja aqui

Certificado Individual de Filiação emitido em 1980

Este documento datado em 1º de outubro de 1980 é um Certificado Individual de Filiação.

 

Veja aqui

Primeiro Estatuto – Anexo do Certificado Filiação Individual em 1977

O primeiro Estatuto do Serpros, anexado ao Certificado de Filiação Individual, emitido em 1977.

 

Veja aqui

Certificado de filiação individual em 1977

O Certificado de Filiação Individual foi emitido em 1977.

 

Veja aqui

Ata da primeira reunião da Diretoria Executiva

Ata da primeira reunião da Diretoria Executiva, realizada em 1978.

 

Veja aqui

Ata de posse dos conselhos em 1977

A ata de posse do Conselho de Curadores, Diretoria Executiva e Conselho Fiscal do então Serpros – Instituto Serpro de Seguridade Social, em 30 de setembro de 1977, representa a primeira gestão da entidade.

 

Veja ampliado (+)

Designação para a criação de estudo de viabilidade para desenvolver o Serpros

Constituição de Grupo de Trabalho com objetivo de desenvolver estudo de viabilidade para a riação de uma Fundação de Seguridade Social no Serpro.

Veja aqui

Ata da reunião do Grupo de Trabalho para a criação do Serpros

A ata refere-se à reunião realizada em 10 de março de 1977 com o Grupo de Trabalho para a criação do Fundo de Seguridade Social (GSS).

Veja aqui

Ata de reunião nomeando gerentes e assessores

A ata é referente à reunião realizada em 26/2/1978 e aprova, dentre outras ações, a nomeação de gerentes e assessores do Serpros – Instituto Serpro de Seguridade Social

 

Veja aqui

Resenhas

Resenha Especial Transição e Modernização dos Planos – Veja aqui

Informativos

Capa do informativo sobre o lançamento do Serpros – Veja aqui

Na mídia

Primeira Leitura – Serpro: O Serpro informa, por meio de sua newsletter Primeira Leitura, o lançamento da logomarca do Serpros. Veja aqui

1977

O ano de 1977 é marcado por diversos episódios importantes no cenário político-econômico do Brasil. Dentre eles: a promulgação da lei 6.435, de 15 de julho, que passaria a dispor sobre o sistema de previdência complementar, e a fundação do Serpros – Instituto Serpro de Seguridade Social em 1º de outubro. No mesmo ano nasce o primeiro plano previdenciário da Entidade: o Plano Serpro I (PS-I).

1978

Em 1978, é fundada a Secretaria de Previdência Complementar (SPC), responsável pela regulamentação e fiscalização da execução das normas do sistema de previdência complementar brasileiro.

1983

Em 1983, como parte do Plano de Obras que começara em 1980, o Serpros se muda para a sede própria na Rua Fernandes Guimarães, nº 35, em Botafogo, local onde permanece até os dias de hoje.

1991

Em 1º/6/1991, o Salário Real de Benefícios (SRB) passa a ser corrigido, melhorando a concessão dos benefícios previdenciários e minimizando os impactos da inflação.

1996

Em 1996, o processo de transição e modernização do modelo de previdência complementar do Serpros resulta no fechamento do PS-I para adesões de novos participantes do Plano Serpro II (PS-II).

1998

Em 1998, o então Instituto Serpro de Seguridade Social, agora Serpros Fundo Multipatrocinado, é autorizado a administrar planos previdenciários para outras patrocinadoras, e cria o PS-II na modalidade de Contribuição Variável, mais moderno e com menos riscos. No ano seguinte, o PS-II é aberto para adesões.

2001

Em 2001, a Entidade promove a campanha de migração dos participantes do PS-I para o PS-II.

As leis complementares 108 e 109, passam a vigorar em maio de 2001, promovendo um novo impulso com o alinhamento às melhores práticas internacionais em previdência complementar em termos de novos instrumentos, transparência, boa gestão financeira e aperfeiçoamento na governança dos fundos de pensão.

2009

Em 2009, é criada a Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), substituindo a SPC e sendo atualmente a autarquia responsável pela fiscalização e supervisão das atividades das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC) e de execução das políticas para o regime de previdência complementar operado pelas referidas entidades.

2010

O Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC) é instituído, por meio do Decreto nº 7.123/2010, juntamente com a Câmara de Recursos da Previdência Complementar (CRPC), para substituir o extinto Conselho de Gestão da Previdência Complementar (CGPC) e com a competência de regular o regime de previdência complementar operado pelas EFPC.

2013

O processo de saldamento do PS-I é concluído em 1º/4/2013, mesma data em que passam a valer as atualizações do PS-II, trazendo avanços e melhorias para os participantes.

2015

Em 2015, a Previc decreta Regime Especial de Administração no Serpros, o que favorece a reestruturação da Entidade nos âmbitos organizacional, de macroprocessos e controle de riscos e na governança de investimentos.

2017

Neste ano, o Serpros completa 40 anos com sua estrutura fortalecida. Antenado ao mercado e na expectativa de modernização do plano, a Entidade tem uma visão inovadora tanto em relação ao relacionamento com os participantes, ciente de sua responsabilidade com eles e seus familiares, como no fomento ao setor econômico brasileiro. O que o Serpros almeja é perenidade.

2019

Adesão ao Código de Autorregulação em Governança de Investimentos da ABRAPP, SINDAPP e ICSS – com a firme decisão de cuidar dos investimentos dos participantes com profissionalismo e responsabilidade, buscando o que havia de melhor junto as maiores referências em regulação das entidades de previdência privada no Brasil. O Serpros aderiu a esse Código, tendo sido certificado em outubro/2019.

2020

Conquista do Selo de Autorregulação em Governança de Investimentos da ABRAPP em novembro/2020. A concessão desse Selo significa o reconhecimento da ABRAPP, SINDAPP e ICSS de que o Serpros adota as melhores práticas de investimentos para Fundos de Pensão