Serpros

Rentabilidade do plano PS-II CD para o mês de junho

Rentabilidade do plano PS-II CD para o mês de junho

A rentabilidade do plano PS II-CD no mês de junho/2022 foi de -0,93%. Com isso, o rendimento do plano alcança 4,55% no ano, frente a uma meta atuarial de 0,87% e um CDI de 1,01%. 

 

Rentabilidade  Mês  Ano 
Plano  -0,93%  4,55% 
Meta Atuarial  0,87%  8,39% 
CDI  1,01%  5,40% 
Ibovespa  -11,50%  -5,99% 

 

Principais pontos que influenciaram a rentabilidade do PS II-CD:  

No mês de junho, o segmento de Renda Fixa, principalmente, e o segmento de fundos multimercados estruturados contribuíram para reduzir as perdas relacionadas ao segmento de renda variável na carteira do plano.  

O mês foi marcado por alta volatilidade de ativos por todo o mundo, relacionada a uma maior aversão ao risco global. O mercado vem debatendo a respeito dos altos índices de preços no mundo inteiro e a necessidade de um políticas monetárias mais restritivas, por parte dos bancos centrais das principais economias globais. Os EUA, por exemplo, já iniciaram o movimento de alta de juros, enquanto os países europeus discutem como será esse movimento.  

Esse aperto monetário internacional irá impactar a economia de grande parte dos países (senão, de todos), fazendo com que suas economias cresçam menos e, portanto, impactando os lucros das empresas e sua precificação nos principais índices de bolsa mundiais. O Brasil está inserido nesse cenário.  

Apesar de ter iniciado o movimento de alta de juros antes dos outros países, já se aproximando do final do ciclo de alta da Taxa SELIC, o sentimento de aversão ao risco global também tem impacto nos ativos nacionais. Os vencimentos da curva de juros de longo prazo e, consequentemente, das NTN-Bs marcadas a mercado de vencimentos mais longos foram impactados negativamente.  

Seguindo o mesmo movimento, o Ibovespa apresentou forte desvalorização, acompanhada de perto, mas com menor intensidade, pela carteira de fundos de ações do plano.  

Dessa forma, demonstrando que a diversificação de investimentos é sempre o melhor caminho, tivemos dentro do segmento de renda fixa, os títulos públicos marcados na curva, assim como os marcados a mercado, com vencimentos no curto prazo, e as operações compromissadas trazendo resultados positivos para a carteira e reduzindo o impacto negativo dos fundos de renda variável no mês.

Segmento de Renda Fixa 

  • Rentabilidade Mensal: 0,70%
  • Rentabilidade Anual: 7,44%

Segmento de Renda Variável 

  • Rentabilidade Mensal: -9,21%
  • Rentabilidade Anual: -8,15%

Segmento de FIMs Estruturados 

  • Rentabilidade Mensal : 0,24%
  • Rentabilidade Anual: 8,55%

Confira a evolução do plano PS-II no site: https://serpros.com.br/plano-serpro-ii/#evolucaops2

 

20/7/2022

Categorias

Categorias

Categorias

Categorias