Serpros

Imposto de Renda: Entenda como recuperar suas informações de contribuições para sua declaração de IR 

Imposto de Renda: Entenda como recuperar suas informações de contribuições para sua declaração de IR 

Para realizar corretamente a sua declaração no ajuste anual do Imposto de Renda é preciso declarar, além das deduções e rendimentos específicos, as informações contidas no seu Informe de Rendimentos e as contribuições realizadas para a previdência complementar do Serpros informadas nos Demonstrativos de Contribuições

Para isso, é importante entender os documentos fornecidos pelo Serpros e onde acessá-los: 

  • O Informe de Rendimentos é um comprovante dos rendimentos com valores recebidos ao longo do ano-calendário. Neste caso, somente receberá o Informe de Rendimentos do Serpros quem recebe benefícios da entidade, como aposentados, pensionistas e recebedores de auxílio-doença, por exemplo. 
  • O Demonstrativo de Contribuições é um extrato das contribuições realizadas diretamente ao Serpros. Portanto, quem contribuiu diretamente para a entidade, como os participantes do plano Ser+ ou participantes do plano PS-II que realizaram contribuições esporádicas via boleto bancário, devem acessar o seu documento e declará-lo no ajuste anual. 

Importante: os participantes ativos do plano PS-II receberão seus Informes de Rendimentos de sua fonte pagadora, ou seja: o SERPRO. 

Como acessar seu documento: 

  • Assistidos: Quem é Aposentado, recebe benefício ou é Pensionista do Serpros poderá acessar o Informe de Rendimentos na Área do Participante de seus respectivos planos PS-I e PS-II e plano Ser +. 
  • Participantes Ativos do PS-II: Se você é um participante ativo do plano PS-II, ou seja: ainda possui vínculo empregatício com o SERPRO e  suas contribuições são descontadas em seu contracheque, o seu Informe de Rendimentos é disponibilizado pela sua fonte pagadora, ou seja: o SERPRO. Isso porque suas contribuições  são descontadas mensalmente em folha pelo seu empregador.  
  • Atenção (Contribuições esporádicas): Se você fez um aporte extra  via boleto bancário, deve declarar também essa contribuição. Para isso, o seu Demonstrativo de Contribuições está disponível na Nuvem do Participante
  • Plano Ser +: Quem é participante do Ser+ deverá visualizar o Extrato de Contribuições para IRFF pertinentes às contribuições realizadas por meio de boleto bancário ou débito em conta na Área do Participante do Ser+ . 
  • Participantes Autopatrocinados: Se você não possui mais vínculo empregatício com o SERPRO ou está afastado temporariamente , fez a opção pelo autopatrocínio e pagou suas contribuições   por boleto bancário e/ou débito em conta corrente, o seu Demonstrativo de Contribuições está disponível na Nuvem do Participante

27/3/2024

Categorias

Categorias

Categorias

Categorias