Serpros

23 de fevereiro: Dia Internacional da Ética

23 de fevereiro: Dia Internacional da Ética

O Dia Internacional da Ética surgiu da necessidade de conscientizar as pessoas sobre a importância de agir de acordo com princípios éticos. Essa data nos recorda que a ética não deve ser apenas uma preocupação passageira, mas sim um compromisso contínuo com a integridade e a honestidade em todas as nossas ações.

O comportamento ético social se baseia na forma como os indivíduos atribuem o que é aceitável ou não, a partir de preceitos orientadores para as relações sociais. No contexto do Serpros, as normas e regras estão amplamente evidenciadas no Código de Conduta e Ética e demais normativos, a exemplo do Programa de Integridade. Neste último, o corpo diretivo reconhece a importância de uma administração ética e confiável, sendo um relevante valor para a Entidade.

A reputação e a credibilidade são os ativos mais importantes de que dispomos, e os pilares éticos que orientam nossa atuação contribuem para a preservação da imagem do Serpros como entidade sólida e confiável perante nossos participantes, assistidos, patrocinadores e empregados em geral. Entendemos que ao aplicar a ética na cultura organizacional, nossa Entidade se torna mais transparente e consolidada diante do mercado.

Por fim, para reflexão, trazemos a definição de ética citada pelo filósofo Mario Sergio Cortella:

Ética é o conjunto de valores e princípios que usamos para responder a três grandes questões da vida:

(1) quero? (2) devo? (3) posso?

Nem tudo que eu quero eu posso; nem tudo que eu posso eu devo; e nem tudo que eu devo eu quero. Você tem paz de espírito quando aquilo que você quer é ao mesmo tempo o que você pode e o que você deve.”

22/2/2024

Categorias

Categorias

Categorias

Categorias