Serpros

Rentabilidade do plano PS-II CD para o mês de agosto é positiva

Rentabilidade do plano PS-II CD para o mês de agosto é positiva

A rentabilidade do saldo de contas do PS-II CD foi de 1,49%. Os principais responsáveis pelo resultado positivo da carteira do plano no mês de agosto, foram o segmento de Renda Variável (62% do resultado dos investimentos mobiliários), o segmento de Fundos Multimercados Estruturados (15% do resultado dos investimentos mobiliários) e as NTN-Bs marcadas a mercado (15% do resultado dos investimentos mobiliários).  

 

O mês apresentou uma recuperação dos ativos de maior risco no Brasil, com a bolsa e os vencimentos mais longos da curva de juros exibindo forte recuperação de preços. 

 

 Apesar do cenário mundial continuar tratando sobre a velocidade e tamanho do movimento de alta de juros nas economias mais desenvolvidas (EUA e Europa, principalmente) e, portanto, apresentando alguma volatilidade de preços, no Brasil, a avaliação do mercado é de que o ciclo de alta dos juros se encerrou ou está muito próximo do fim. As notícias positivas sobre crescimento econômico, controle de inflação e diminuição da taxa de desemprego ajudaram a atrair investidores para os ativos de maior risco, beneficiando, diretamente, os fundos de ações da carteira e as NTN-Bs de vencimentos mais longos e marcadas a mercado da carteira.  

 

Os fundos multimercados estruturados, por sua vez, continuam se beneficiando do CDI alto, trazendo prêmios sobre esse indicador e contribuindo positivamente para a performance do plano no ano. Vale destacar que em ago/2022, o índice IPCA negativo do mês de jul/2022 já impacta a meta atuarial do plano e a diversificação da carteira se mostra positiva, fazendo com que mesmo com uma meta negativa, o plano apresente rentabilidade positiva no mês.  

 

Segmento de Renda Fixa 

  • Rentabilidade Mensal: 0,40%. 
  • Rentabilidade Anual: 8,07%. 

 

Segmento de Renda Variável 

  • Rentabilidade Mensal: 7,29%. 
  • Rentabilidade Anual: 2,05%. 

 

Segmento de FIMs Estruturados 

  • Rentabilidade Mensal: 2,60%. 
  • Rentabilidade Anual: 12,23%. 

 

Rentabilidade  Mês  Ano 
Plano  1,49%  6,99% 
Meta Atuarial  -0,19%  9,31% 
CDI  1,17%  7,74% 
Ibovespa  6,16%  4,48% 

  

16/9/2022

Categorias

Categorias

Categorias

Categorias