Serpros

Rentabilidade do plano PS-II CD para o mês de abril 

Rentabilidade do plano PS-II CD para o mês de abril 

A rentabilidade do plano PS II-CD no mês de abril foi de -0,04%. Com isso, o rendimento do PS-II alcança 4,40 % no ano, frente a uma meta atuarial de 5,92% e um CDI de 3,28%.

Principais pontos que influenciaram a rentabilidade do PS II-CD: 

No mês de abril, o segmento de Renda Fixa foi o principal responsável por trazer rentabilidade positiva ao plano. As NTN-Bs, marcadas na curva e a mercado, continuam sendo positivamente impactadas pela alta do índice IPCA. Especificamente sobre as NTN-Bs marcadas a mercado, tivemos os vencimentos curtos apresentando ganhos, enquanto os vencimentos longos apresentaram desempenhos próximos à estabilidade. Este comportamento dos vencimentos mais longos, relacionado ao movimento da curva de juros, se acentuou próximo ao meio do mês, quando o sentimento de aversão ao risco passou a exercer maior influência no mercado global.

Os investidores começaram a precificar um movimento mais rápido de alta de juros e corte de estímulos nas principais economias europeias e nos EUA, visando o combate à inflação que se mantém elevada nestes países. Nesse sentindo, ativos de maior risco no mundo, como as ações listadas nos principais índices de bolsas globais, apresentaram considerável desvalorização no mês. Boa parte deste movimento é resultado de investidores saindo de ativos mais arriscados e buscando ganhos com juros mais altos nos EUA.

No Brasil, o impacto maior pôde ser observado na desvalorização do Ibovespa e do real frente ao dólar. Os fundos de ações da carteira do plano acompanharam essa desvalorização do Ibovespa, em função da alta correção entre ambos. Por outro lado, o segmento de Fundos Multimercados Estruturados continuam se beneficiando das taxas de juros mais altas no Brasil. Com um CDI mais alto, estes fundos, buscando prêmios de retorno sobre esse indicador, estão contribuindo positivamente para a rentabilidade da carteira este ano. 

Segmento de Renda Fixa 

  • Rentabilidade Mensal: 1,63%. 
  • Rentabilidade Anual: 5,36%.   

Segmento de Renda Variável 

  • Rentabilidade Mensal: -8,55%. 
  • Rentabilidade Anual: 0,17%. 

Segmento de FIMs Estruturados 

  • Rentabilidade Mensal : 1,72%. 
  • Rentabilidade Anual: 7,70%. 

 

 

12/5/2022

Categorias

Categorias

Categorias

Categorias