Serpros

PS-II CD: variação da cota em novembro/2021

PS-II CD: variação da cota em novembro/2021

A valorização do plano PS-II CD em novembro/2021 foi de 1,44% e o acesso ao extrato atualizado foi liberado em 14/12/2021.

As NTN-Bs marcadas na curva e a mercado foram as principais responsáveis pelo resultado positivo do plano. Ambos os papéis continuam sendo beneficiados pelos altos números do índice IPCA.

Adicionalmente, as NTN-Bs marcadas a mercado foram beneficiadas por um alívio na curva de juros durante o mês. As taxas de juros futuras do mercado brasileiro que, até então, apresentavam movimento de alta e impactavam negativamente as NTN-Bs da carteira do plano marcadas a mercado, recuaram devido às dúvidas do mercado quanto ao ritmo de retomada do crescimento da economia global e, consequentemente, se o cenário de alta de preços se manteria. A ideia era de que o crescimento das economias no mundo poderia ser menor, em função de novas variantes de COVID-19, havendo menor pressão inflacionária e, consequentemente, a necessidade de aumento de juros seria menor para segurar os preços dos bens e serviços no Brasil e no mundo.

Os mesmos questionamentos relacionados aos impactos da variante Ômicron aumentaram a aversão aos ativos de risco, trazendo uma queda nos principais índices de bolsas mundiais, principalmente, nas últimas semanas do mês.

Analisando o resultado do ano, a rentabilidade de 5,16% do plano mostra que mesmo em um ano conturbado, a escolha de ativos da carteira do PS-II CD vem trazendo resultados positivos, com uma rentabilidade de 143% do CDI, índice utilizado como padrão de ativo livre de risco no mercado brasileiro e que serve como referência para boa parte da indústria de fundos de investimento e planos de previdência.

 

14/1/2022

Categorias

Categorias

Categorias

Categorias