Serpros

Gestão Orçamentária 2022 – Serpros

Gestão Orçamentária 2022 – Serpros

O Serpros promoveu na tarde desta segunda-feira (18/10) uma Webinar com o tema Gestão Orçamentária. O objetivo foi alinhar a construção do orçamento 2022, reforçando a inteligência financeira em todos os processos da entidade, trazendo à tona o conceito de ownership, fortalecendo o acompanhamento e controle das receitas e despesas administrativas. 

 

O orçamento anual apresentará a fixação de critérios quantitativos e qualitativos e de indicadores de gestão, com metas estipuladas para as despesas administrativas. Segundo o Diretor de Seguridade e de Administração, Fernando Bento, busca-se algo inédito e inovador no que se refere a definir e a gerir o orçamento da Entidade. 

 

“Em linhas gerais, o propósito foi engajar e buscar o comprometimento de todos para uma construção coletiva do orçamento 2022, de forma alinhada ao Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI) e ao Planejamento Estratégico, com uma visão clara das novas demandas, independentemente se de custeio ou de investimentos, do crescimento vegetativo, assim como buscar cada vez mais ter a segurança de que estamos gastando certo, com equilíbrio entre as reais necessidades e o pagamento justo pelos serviços.” 

 

Segundo o diretor Fernando Bento, isso otimizará as nossas despesas e deixará cada vez mais claro aos participantes e assistidos que empreendemos todos os esforços para que o Serpros seja uma referência também nesse quesito. 

 

“Quem sabe, em futuro próximo, consigamos implementar soluções análogas ao conceito de empenho, etapa por meio da qual se garante pagamento, via reserva antecipada de dotação, de algo cujo orçamento foi aprovado, bem como criar meios para que possa ser possível, por intermédio de soluções integradas, ter alinhamento total entre os processos desde a elaboração do orçamento até os respectivos pagamentos.” 

 

O diretor ressaltou ainda a importante mensagem do nosso Presidente, Wilson Biancardi Coury, de que “não temos que simplesmente atualizar os valores e insumos do orçamento do ano anterior (no caso o 2021, ainda em curso). Obviamente ele é um referencial importante porque não estamos usando o conceito de Base Zero, sem análise do passado, porém temos de entender melhor nossas receitas, custos e despesas, de forma a sermos o mais equilibrado quanto possível”. 

 

“Isso tudo somente está sendo possível porque gerentes, coordenadores e pontos focais das áreas se engajaram no conceito de ownership, com atitude de dono e mentalidade de querer ver a empresa crescer, isso seguramente refletirá diretamente no modo como todos nós agiremos doravante. Esse foi apenas o kickoff de lançamento e muitas novidades estão por vir.”  Concluiu o diretor de Seguridade e de Administração durante o evento interno que contou com a participação da Diretoria Executiva e de todos os líderes e pontos focais das áreas. 

 

22/10/2021

Categorias

Categorias

Categorias

Categorias