Serpros

PS-II: variação da cota é positiva em maio/2021

PS-II: variação da cota é positiva em maio/2021

A rentabilidade da cota do PS-II CD em maio/2021 foi positiva em 1,47%, influenciada pela rentabilidade dos fundos de ações (54% do resultado dos investimentos mobiliários) e das NTN-Bs marcadas na curva (32% do resultado dos investimentos mobiliários).

No mês de maio, o índice Ibovespa apresentou forte alta de 6,16%, refletindo as novas previsões de crescimento para o PIB brasileiro, em um cenário de aceleração da recuperação econômica em meio ao processo de vacinação no país, junto ao contínuo e positivo momento de estímulo econômico nas principais economias do mundo. Os fundos de ações da carteira acompanharam este desempenho e contribuíram consideravelmente para o bom resultado do plano no mês.

Neste cenário de estímulo, as comodities vem se valorizando expressivamente, fazendo com que as empresas exportadores brasileiras melhorem seus resultados, contribuam para a alta da bolsa e valorização do real frente ao dólar. Ainda neste cenário, a expectativa de inflação também aumentou no Brasil e no mundo.

Dessa forma, a curva de juros vem apresentando comportamento instável, influenciando os títulos públicos marcados a mercado da carteira, visto que há expectativa de altas das taxas das principais economias do mundo (no Brasil, a alta dos juros já teve início), no médio prazo, para contar a inflação causada pela recuperação das atividades econômicas pós pandemia.

 

18/6/2021