A Diretoria do Serpros, por meio da Gerência de Governança e do Comitê de Ética, lançou em maio de 2019 o Canal de Denúncias com a finalidade de fortalecer o compromisso com a ética, a integridade e transparência, além de evidenciar as condutas inaceitáveis que vão contra aos princípios da organização, objetivando desencorajar condutas contrárias aos princípios da organização e auxiliar no combate de fraudes e atos ilícitos.
Desde então, o público pode enviar denúncias ou relatos de irregularidades por meio do endereço https://www.contatoseguro.com.br/serpros, que pode ser acessado por website ou aplicativo mobile.
A empresa Contato Seguro é responsável pela gestão do canal de denúncias. A opção da contratação de uma empresa externa, visa dar confidencialidade e segurança do processo.
Como funciona o Canal de Denúncias?
Através do endereço https://www.contatoseguro.com.br/serpros, qualquer pessoa física ou jurídica pode realizar denúncia de natureza ética, de forma anônima ou identificada. A empresa Contato Seguro recebe a denúncia e realiza uma análise prévia, certificando-se de que a denúncia será encaminhada com todas as informações originais do relato.
Em seguida, a empresa encaminha o relato ao Comitê de Ética, que analisa a denúncia e, caso aplicável, recomenda ações disciplinares. Sempre que necessário, o Comitê solicitará documentos comprobatórios a quem for da competência e, se preciso, poderá direcionar para Órgãos Fiscalizadores e/ou Reguladores, como a Previc.
Seguem alguns exemplos de denúncias que podem ser realizadas:
- Fraudes contábeis
- Sonegação fiscal
- Desvios financeiros
- Furto
- Corrupção (intra e extra corporis)
- Suborno
- Superfaturamento nas compras de materiais e insumos, bem como na contratação de serviços
- Sobrepreço nos comprovantes e despesas
- Desperdício de recursos, em especial de materiais e de tempo
- Sabotagens
- Divulgação de assuntos estratégicos e sigilosos da organização
- Conflito de interesses
- Utilização desautorizada do nome da organização
- Utilização inapropriada da internet e do e-mail fornecidos pela organização
- Descumprimentos dos padrões da Ética, da Qualidade e da Segurança da organização
- Inobservância das normas e dos regulamentos administrativos
- Violação do regulamento interno da organização
- Desrespeito à legislação
- Perseguição
- Discriminação de qualquer gênero
- Tratamento degradante e vexatório
- Coação moral
- Abuso de poder
- Agressão física
- Assédio sexual
- Acidentes pessoais, materiais e ambientais decorrentes de negligências
- Uso de drogas, álcool e porte de armas
O Canal de Denúncias está disponível no endereço https://www.contatoseguro.com.br/serpros. Demais questões ou solicitações devem ser encaminhadas ao Atendimento do Serpros: sap@serpros.com.br ou 0800 721 10 10.
12/5/2021