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Programa Integridade: Canal de Denúncia

Programa Integridade: Canal de Denúncia

A Diretoria do Serpros, por meio da Gerência de Governança e do Comitê de Ética, lançou em maio de 2019 o Canal de Denúncias com a finalidade de fortalecer o compromisso com a ética, a integridade e transparência, além de evidenciar as condutas inaceitáveis que vão contra aos princípios da organização, objetivando desencorajar condutas contrárias aos princípios da organização e auxiliar no combate de fraudes e atos ilícitos.

 

Desde então, o público pode enviar denúncias ou relatos de irregularidades por meio do endereço https://www.contatoseguro.com.br/serpros, que pode ser acessado por website ou aplicativo mobile.

 

A empresa Contato Seguro é responsável pela gestão do canal de denúncias. A opção da contratação de uma empresa externa, visa dar confidencialidade e segurança do processo.

 

Como funciona o Canal de Denúncias?

Através do endereço https://www.contatoseguro.com.br/serpros, qualquer pessoa física ou jurídica pode realizar denúncia de natureza ética, de forma anônima ou identificada. A empresa Contato Seguro recebe a denúncia e realiza uma análise prévia, certificando-se de que a denúncia será encaminhada com todas as informações originais do relato.

Em seguida, a empresa encaminha o relato ao Comitê de Ética, que analisa a denúncia e, caso aplicável, recomenda ações disciplinares. Sempre que necessário, o Comitê solicitará documentos comprobatórios a quem for da competência e, se preciso, poderá direcionar para Órgãos Fiscalizadores e/ou Reguladores, como a Previc.

Seguem alguns exemplos de denúncias que podem ser realizadas:

  • Fraudes contábeis
  • Sonegação fiscal
  • Desvios financeiros
  • Furto
  • Corrupção (intra e extra corporis)
  • Suborno
  • Superfaturamento nas compras de materiais e insumos, bem como na contratação de serviços
  • Sobrepreço nos comprovantes e despesas
  • Desperdício de recursos, em especial de materiais e de tempo
  • Sabotagens
  • Divulgação de assuntos estratégicos e sigilosos da organização
  • Conflito de interesses
  • Utilização desautorizada do nome da organização
  • Utilização inapropriada da internet e do e-mail fornecidos pela organização
  • Descumprimentos dos padrões da Ética, da Qualidade e da Segurança da organização
  • Inobservância das normas e dos regulamentos administrativos
  • Violação do regulamento interno da organização
  • Desrespeito à legislação
  • Perseguição
  • Discriminação de qualquer gênero
  • Tratamento degradante e vexatório
  • Coação moral
  • Abuso de poder
  • Agressão física
  • Assédio sexual
  • Acidentes pessoais, materiais e ambientais decorrentes de negligências
  • Uso de drogas, álcool e porte de armas

 

O Canal de Denúncias está disponível no endereço https://www.contatoseguro.com.br/serpros. Demais questões ou solicitações devem ser encaminhadas ao Atendimento do Serpros: sap@serpros.com.br ou 0800 721 10 10.

 

12/5/2021

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