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Prova de vida pode ser feita pelo celular

Prova de vida pode ser feita pelo celular

Os beneficiários da Previdência Social realizam a prova de vida todos os anos, conforme já estabelecido pelo Instituto Nacional de Seguro Social (INSS). A facilidade neste ano é que isso pode ser feito pelo celular. Assim, é possível manter o seu isolamento social e ficar em dia com seu benefício.

 

Cabe esclarecer que a prova de vida, em geral, é feita pelo banco em que o beneficiário tem conta, mas nos casos de situações excepcionais, não resolvidas pelo banco e em que seria necessário o comparecimento ao INSS, essa facilidade pode substituir o atendimento presencial.

 

Veja quais são as informações sobre a Prova de Vida, divulgadas no site Meu INSS:

– Serviço que permite ao cidadão solicitar ao INSS a comprovação de vida, nas situações em que o banco não consegue realizar. Exemplo: o benefício está suspenso e com dados cadastrais desatualizados ou o benefício está cessado (interrompido) por não comprovação de vida.

– Também poderão solicitar a prova de vida no INSS, os beneficiários com idade igual ou superior a 60 anos.

– Para beneficiários com dificuldades de locomoção e idosos acima de 80 anos, o serviço poderá ser agendado para requerimento de pesquisa externa, na qual um servidor do INSS comparecerá à residência ou outro local informado, para permitir a realização da comprovação de vida;

– No caso de beneficiários com dificuldades de locomoção, o requerimento para realização de prova de vida por meio de pesquisa externa deve ser feito mediante apresentação de atestado médico ou declaração emitida pelo hospital.

 

Para utilizar esse serviço, você precisa fazer o download em seu celular do aplicativo Meu INSS ou Gov.br. Depois de acessar com seu login e senha, busque ‘Prova de vida’. Então, é só seguir os comandos que serão exibidos na tela do celular até receber a mensagem “Parabéns! Prova de vida concluída com sucesso”.

 

Em caso de dúvidas, o Instituto disponibiliza os seguintes canais de relacionamento:

· ligue 135 ou

· acesse o Meu INSS (aplicativo ou site gov.br/meuinss) e fale com a Helô.

 

28/1/2021

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