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Serpros participa do Comitê de RH da Abrapp

Serpros participa do Comitê de RH da Abrapp

A Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp) divulgou em seu site o e-book sobre o plano de retorno das entidades de previdência aos escritórios, após a pandemia. O livro digital “Brainstorm Digital: Sua entidade está preparada para o retorno ao presencial?” foi desenvolvido pelo Comitê de Recursos Humanos da Abrapp, do qual o Serpros faz parte, e está disponível para download.

 

Segundo a coordenadora de Pessoas do Serpros e integrante do Comitê, Elizabeth Moitinho, é muito gratificante atuar no Comitê de Recursos Humanos da Abrapp. “A atuação de todos os integrantes é extremamente colaborativa e o time da Coordenação de Pessoas do Serpros contribuiu na elaboração deste e-book. É muito importante participar das discussões sobre os atuais desafios no sentido de se adequar e repensar a performance da área de Gestão de Pessoas. Todas as discussões do Comitê de Recursos Humanos da Abrapp visam a gestão inteligente de pessoas alinhada às estratégias de negócio das entidades e o cuidado com o capital humano e intelectual, respeitando as pessoas”.

 

O Serpros, como a maioria das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC), ainda está trabalhando em home office, mas já está se preparando para o retorno, com todos os cuidados definidos pelas autoridades responsáveis.

 

Com a moderna estrutura de Tecnologia da Informação do Serpros e todas as funcionalidades já implementadas, a entidade não tem qualquer dificuldade para realizar as suas atribuições por teletrabalho durante esse período de pandemia e nenhuma atividade foi prejudicada. Pelo contrário, foram observados altos índices de produtividade e colaboração entre as equipes e os gestores.

 

Além das rotineiras reuniões de trabalho no âmbito interno e externo, realizadas pela Diretoria, Conselhos, Comitês Consultivos, gestores e equipes, a estrutura de reuniões virtuais também está viabilizando diversos outros eventos, com o objetivo de manter os empregados sempre próximos da instituição, reforçando o sentido de pertencimento.

 

Um exemplo disso é o Happy Hour virtual, realizado todas as sextas-feiras, em que todos os empregados são convidados a participar para rever os colegas, relaxar, brincar, enfim, se divertir um pouco e amenizar o atual isolamento que todos estão vivendo em decorrência da pandemia.

 

Outra ação é o Café com a Copes, em que a Coordenação de Pessoas realiza contatos mais próximos com os empregados, dando um apoio especial nesse período de isolamento, verificando possíveis problemas ou necessidades individuais.

 

Destaca-se também as Lives semanais, nas quais já foram abordados os temas de ergonomia, alongamento, saúde mental e saúde bucal, além de Live da Diretoria para falar sobre os principais acontecimentos, que contou com a participação da maioria dos colaboradores.

 

Com todas essas ações, podemos observar que o home office no Serpros tem sido uma experiência extremamente positiva para a entidade e para os empregados. Não apenas por cumprir as determinações legais e promover os cuidados necessários nesse período de Pandemia, mas também pela celeridade de ações já previstas no planejamento estratégico, em especial a institucionalização do Teletrabalho. Também foi observada uma significativa economia obtida com as despesas de energia elétrica, água, material de escritório, serviço de copa, além da redução temporária nos valores contratuais de alguns prestadores de serviço.

 

Para os empregados o teletrabalho também está propiciando diversos benefícios. Para os que residem mais distante, está gerando uma expressiva economia do tempo que passam no trânsito, dirigindo ou utilizando transportes públicos. Ressalte-se que, de uma forma geral, o teletrabalho contribui também para diminuir a sobrecarga no transporte público.

 

Também como benefício para os empregados, em especial para os empregados que têm filhos pequenos, vale mencionar a possibilidade de conciliar melhor os seus horários e usufruir de maior tempo e proximidade com as crianças.

 

Em decorrência dessas vantagens para ambos os lados, o Serpros está se preparando para retornar com parte do quadro permanentemente em home office. Esse planejamento do retorno está sendo feito com muito cuidado, conciliando as necessidades da entidade e as preferências e possibilidades dos empregados, oferendo uma forma de trabalhar com mais conforto e melhor qualidade de vida.

 

O efeito positivo do home office observado durante esse período, levou a Direção da entidade a considerar a possibilidade de que essa forma de trabalho seja adotada para diversas atividades, seguindo, inclusive, a tendência mundial, que vem sendo cada vez mais praticada.

 

E, é claro, com a expectativa do fim da pandemia, que esperamos que aconteça brevemente, os poucos efeitos negativos relatados sobre o teletrabalho, que na realidade são apenas decorrentes do isolamento social, irão desaparecer.

 

 

5/8/2020

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