Serpros

Gestão de Riscos: concluída mais uma etapa

Gestão de Riscos: concluída mais uma etapa

A primeira onda do 2º Ciclo de Análise da Gestão de Risco foi concluída com sucesso em 2020 e aprovada pela diretoria em fevereiro. Conforme aponta a gerente de Governança Corporativa, Patrícia Fontes, a pandemia do novo coronavírus não impactou a geração dos resultados. Como complementa o gerente de Controles Internos, Alexandre Bittencourt, podemos iniciar a segunda onda deste 2º Ciclo em pleno ritmo de trabalho.

 

“Terminamos a primeira onda no prazo e inclusive realizamos testes de controle virtualmente”, informa Patrícia. Segundo ela, foram gerados três planos de ação, que reforçam as atividades já desenvolvidas na Entidade, relacionadas às atividades de Tecnologia da Informação (TI) e políticas de Contratação e de Prevenção e Combate à Fraude – Lei Anticorrupção.

 

A primeira onda deste 2º Ciclo envolveu as coordenações de Pessoas e de Comunicação Institucional, além das gerências Contábil e de Benefícios e Atuarial. A segunda onda deste ciclo, de acordo com Alexandre, abrangerá as gerências de Investimentos, Controle de Investimentos e Governança de Investimentos.

 

“A análise de riscos é um trabalho contínuo que tem condições de operar mesmo em tempos de crise”, reforça Alexandre. “A empresa está estruturada, com sistemas em nuvem, com plano de continuidade de negócios”.

 

Durante a fase de autoavaliação do Serpros, foram reestruturados os processos da Entidade, mapeados os riscos, avaliados os controles internos e definidos os planos de ação em conjunto com as áreas e com aval da Diretoria Executiva.

 

As atividades da Gerência de Controles Internos da Entidade são monitoradas pela Auditoria Interna do Serpro (Audin) e pelo Conselho Fiscal do Serpros mensalmente.

 

7/4/2020

Categorias

Categorias

Categorias

Categorias