Serpros

Momento Econômico conta com palestras de renomados especialistas do mercado

Momento Econômico conta com palestras de renomados especialistas do mercado

02/05/2019

O Serpros promoveu o evento Momento Econômico: Análise Política e Cenários Macroeconômicos no Serpro-Sede, em Brasília, na última quinta-feira, 25/4. O encontro contou com palestras de importantes e reconhecidos nomes do mercado, como Silvio Ricardo Cascione, da Eurásia Group; Mário Torós, da Ibiúna Investimentos e Otavio Ladeira, secretário adjunto do Tesouro nacional, ligado ao Ministério da Economia.

Sílvio Cascione, abriu a mesa de apresentações falando sobre o cenário político mundial, a conjuntura política no Brasil para as reformas, ajustes fiscais, abertura comercial, desregulamentações, privatizações e sobre a opinião pública. Cascione destacou que o cenário é favorável. “Há um conjunto de medidas positivas para o ambiente de negócios”.

Em seguida, o gestor de Investimentos, Mário Torós, falou sobre aspectos econômicos e cenários em que o governo Bolsonaro terá que trabalhar, como a desaceleração global e a governabilidade no Brasil. Destacou que a Agenda econômica é liberal mas existem incertezas sobre execução e governabilidade.

Finalizando as apresentações, Otavio Ladeira apresentou os cenários e desafios fiscais. Segundo Ladeira, A rigidez orçamentária e a ausência de reformas, associadas a um ciclo econômico desfavorável, levaram o governo a gerar déficits orçamentários estruturais. “Em 2018, o déficit da previdência social (INSS) foi de R$198 bilhões, representando 183% do déficit do setor público (R$ 108 bilhões). As reformas em curso contribuem para reverter esta tendência”, concluiu. Ladeira alertou que os Gastos Obrigatórios limitam a capacidade de realizar novas políticas públicas e investimentos e que não há espaço para elevação da carga tributária e endividamento. Considerando este cenário, apresentou os desafios fiscais a serem cumpridos pelo governo.

Após as palestras, houve uma mesa-redonda, mediada pelo gerente de Investimento do Serpros, Marcelo Castelo Branco, na qual os palestrantes e o público puderam debater sobre o cenário político-econômico atual e futuros apresentados.

O organizador do evento e diretor de Investimentos do Serpro, Sérgio Vieira, destacou a importância da realização de um evento deste porte. “É o nosso compromisso enquanto entidade de previdência complementar debater e analisar os cenários importantes para nós, para o mercado e para os nossos participantes”. A Diretora-Presidente do Serpros, Ana Costi, também comemorou a realização do evento: “É um momento importante para o Serpros, que contribui junto com outras entidades importantes para a identificação dos cenários político-econômico para a gestão dos planos”.

O evento teve transmissão por videostreaming pelo Assiste para todas as Regionais e Escritório Serpro e o vídeo já está disponível em nosso canal no YouTube. Inscreva-se e confira.

Momento Econômico reuniu renomados especialistas e representantes
de outras entidades de previdência privada

Categorias

Categorias

Categorias

Categorias