Serpros

Apresentação do Serpros no Serpro – Sede

Apresentação do Serpros no Serpro – Sede

26/10/2018

A convite do Serpro, a Diretoria Executiva do Serpros realizou na quinta-feira, 18 de outubro, uma apresentação na sede da patrocinadora em Brasília, na qual os participantes puderam esclarecer suas dúvidas e conhecer mais sobre a entidade. O evento foi transmitido ao vivo por videoconferência e está disponível na página do Assiste/Serpro: https://assiste.serpro.gov.br/supgp/video.php?nome=234347 . Para visualizar a apresentação (no formato pdf), acesse a Área do Participante (Área Restrita) e selecione no menu Demonstrativos a opção Institucional.
Na abertura, o diretor de Relacionamento com Clientes do Serpro, André de Cesero, reforçou o compromisso constante da patrocinadora com o Serpros, tanto no acompanhamento do desempenho da entidade, como na fiscalização e no apoio à gestão.
A presidente Ana Maria Costi ressaltou a gestão ativa da diretoria em prol do resgate da confiança e da credibilidade dos participantes com a entidade, apresentou as principais ações realizadas, alinhadas às recomendações das intervenções e da Audin/Serpro, e lembrou aos presentes que os Encontros com Participantes realizados nas diversas regionais do Serpro têm o objetivo de levar as informações oficiais atualizadas e relatar as ações que são de interesse de todos. Também mencionou que está em estudo o lançamento de um plano instituído, que vai alcançar os familiares dos participantes.
O diretor de Seguridade, Carlos Luiz Moreira de Oliveira, que acumula a Diretoria de Administração, apresentou o panorama dos planos PS-I e PS-II, citando todos os dados atualizados com base no mês de agosto, a evolução de cada um, superávit, déficit e provisões.
O diretor de Investimento, Sérgio Vieira, detalhou como estão estruturadas as carteiras de investimento dos planos e a situação atual das perdas que já foram contabilizadas e ressaltou que “as situações financeira e econômica dos planos não são problemáticas”.
Em relação ao Plano Serpro II (PS-II), Sérgio Vieira informou que o PS-II BD, que paga as aposentadorias, está altamente superavitário e com recursos suficientes para pagar todos os benefícios. O diretor alertou aqueles que optam pelo resgate total: “Para quem se aposenta e pensa em retirar todo o dinheiro e levar pra casa para fazer sua gestão, correndo risco de mercado, acreditando que o problema no fundo vai continuar, é importante perceber que quando [um participante ativo] vira um aposentado, o plano apresenta um superávit de R$ 245 milhões”.
Quanto ao PS-I, informou que as alocações dos investimentos e o estudo de ALM realizado comprovam a sua capacidade de pagamento e explicou que a maior parte da carteira é composta por renda fixa, por se tratar de um plano saldado e cujo risco a correr deve ser menor.
Como novidade, Sérgio informou sobre os estudos que as equipes técnicas realizam sobre novos perfis de investimento dos planos, que serão oferecidos aos participantes a partir de 2020.
Os presentes no auditório e os colegas que assistiam por videoconferência participaram fazendo perguntas e comentários. O destaque ficou para o Sr. José Carlos Moreira De Lucca, ex-diretor na Patrocinadora e participante aposentado do Serpros, que elogiou as diretorias do Serpro e da entidade, o que foi motivo de muito orgulho para todos: “Mais do que pergunta, eu gostaria de fazer uma constatação e dizer do alívio que a gente tem depois de 12 anos de tormenta, verificar que a patrocinadora toma atitudes corretas e sérias em relação à nossa instituição. Segundo: escolheu diretores competentes e comprometidos, como nós podemos constatar por aquilo que foi dito. Em terceiro lugar, eu acho que é importante que a gente faça chegar à diretoria da patrocinadora esse sentimento nosso”. Elogiou também a atuação dos conselhos e da Aspas.
Para encerrar o encontro o diretor de Operações do Serpro, Iran Porto, agradeceu a presença de todos e incentivou os demais a participarem das próximas palestras do Serpros: “É importante fazer questionamento, perguntar, se interessar. Porque só o interesse leva a um processo de amadurecimento, e transparência, de evolução do fundo”, finaliza.

A presidente, Ana Costi, durante a apresentação
A presidente, Ana Costi, durante a apresentação (Foto: Arquivo Serpros)

Categorias

Categorias

Categorias

Categorias