Serpros

Evitando desperdícios: como otimizar os recursos e ter retorno financeiro

Evitando desperdícios: como otimizar os recursos e ter retorno financeiro

07/06/2017
O desperdício está presente em toda cadeia produtiva mundial, prejudicando empresas, governos, consumidores, usuários de produtos e serviços e a natureza, seja no consumo exacerbado dos recursos naturais, na alimentação ou no gasto com supérfluos. Fato é que ao evitarmos o desperdício, temos uma maneira eficaz de poupar e contribuir para a nossa saúde financeira. Saiba como:
– Aluguel / prestação / condomínio: não comprometa mais do que 30% de sua renda com o aluguel, prestação ou condomínio. Compareça às reuniões de condomínio para evitar surpresas com taxas extras. Acompanhe o índice de reajuste de seu aluguel ou do contrato de financiamento da casa própria para saber de quanto será o aumento, em caso de renovação ou renegociação.
– Telefone: prefira utilizar nos horários de tarifa reduzida e evite conversas longas. Fique atento aos pacotes das operadoras e, caso tenha dificuldade para pagar suas contas na data de vencimento, solicite uma alteração à companhia.
– Consumo de água: ao lavar calçadas, evite utilizar mangueiras; experimente varrer primeiro e utilizar um balde de água. Ao tomar banho, fazer a barba, escovar os dentes ou lavar a louça, mantenha a torneira fechada enquanto está lavando/ensaboando; deixe para abri-la apenas no enxágue.
– Utilização do gás: acenda o fósforo antes de abrir o gás e verifique se as chamas têm coloração azulada. Caso estejam amareladas, é sinal de que os queimadores estão desregulados ou sujos, o que aumenta o consumo de gás. Reduza o consumo preparando alimentos em fogo baixo e com a panela tampada.
– No consumo de energia elétrica: desligue da tomada os aparelhos eletrônicos quando você não estiver usando; apague a luz quando sair dos ambientes. Na hora de comprar, verifique se o equipamento eletrônico tem o selo de eficiência INMETRO/PROCEL. É este selo que certifica que o aparelho consome menos energia.
Além disso, ao reformar ou projetar sua casa, soluções criativas podem ajudar na redução do seu consumo de energia, tais como: projetar os ambientes utilizando o máximo de luz natural, paredes pintadas com cores claras, ventilação adequada, circuitos elétricos bem dimensionados e a forma de aquecimento de água mais adequada à sua necessidade.
– Alimentação: faça lista de compras antes de ir ao supermercado e não faça compras com fome. Isso evita que você lote o carrinho com produtos caros, excesso de guloseimas e quantidade maior do que a necessária. Comparar os preços entre produtos e marcas similares e buscar promoções também ajudam a economizar.
Reaproveitar os alimentos é uma maneira inteligente e saudável de evitar o desperdício. Ao invés de jogar fora as partes que normalmente dispensamos, use a imaginação e crie receitas nutritivas!
Prefira fazer pequenas porções de alimentos para evitar as sobras. Caso sobre, armazene os alimentos já preparados em recipientes bem fechados e na temperatura adequada.
– Academia / clube:
Se não está frequentando, cancele sua inscrição. Atividades outdoor, como corrida e caminhada, são mais baratas ou até gratuitas.
– Transporte e combustível: se tiver condições, experimente ir de bicicleta ao trabalho. Se a distância for longa, evite ir de carro sozinho, prefira dividir o custo com um “amigo carona”. Ao dirigir, não pise no acelerador com o veículo parado, pois isso gera desperdício de combustível.
– Fuja do supérfluo: evite ter contas em muitos bancos e tenha no máximo um cartão de crédito, pois o custo médio de manutenção é alto. Fuja das compras de roupas por impulso e comece a focar em itens que você realmente necessita. Cancele assinaturas de jornais e revistas, se não tem tempo para ler.
Com essas dicas, é possível rever o seu consumo, contribuir com o meio ambiente e ajudar o próprio bolso.

Categorias

Categorias

Categorias

Categorias