Serpros

Mulheres de sucesso: histórias verdadeiras e emocionantes

Mulheres de sucesso: histórias verdadeiras e emocionantes

08/03/2017
Os conteudistas do blog O Seu Dinheiro Vale Mais se inspiraram no Dia Internacional da Mulher – 08 de março – para publicar um artigo relacionando os traços femininos ao sucesso profissional.
Leia na íntegra o artigo ‘Mulheres de sucesso: histórias verdadeiras e emocionantes’:
“Aproveitamos o Dia Internacional da Mulher – 8 de março – para fazer uma homenagem especial. Afinal, toda mulher merece ser respeitada, reconhecida e valorizada. Mais que isso, toda mulher merece fazer sucesso, como mulher, como filha, como mãe, como namorada, como esposa e também, é claro, como profissional.
Então, selecionamos algumas histórias inspiradoras que demonstram como traços tipicamente femininos têm ajudado muitas mulheres a decolar em suas carreiras. Confira:
A intuição feminina e a coragem profissional
Uma das características femininas mais extraordinárias e marcantes é a intuição ou o chamado sexto-sentido. E esse é um fator que pode, muitas vezes, fazer uma mulher arriscar mais, por acreditar realmente em algo. A intuição feminina pode funcionar como um propulsor da coragem na hora de realizar um negócio.
Um bom exemplo disso é dado pelas empresárias Zica Assis e Leila Velez, fundadoras e proprietárias do Beleza Natural, primeiro instituto do Brasil especializado em cabelos crespos e ondulados. As empreendedoras contam que, há 25 anos, Zica Assis começou a testar algumas fórmulas em seus próprios cachos. Após descoberto o segredo, a primeira salinha que abriram tinha apenas 30m² e o novo produto era divulgado de forma insistente, mas ainda incipiente: em ônibus urbanos, atrás do vidro do motorista, em um papel xerocado que era arrancado toda noite pelos supervisores do transporte e recolocado no dia seguinte pelos sócios. As chances de dar errado não eram pequenas, mas Leila Velez comenta: “a gente acreditava muito em um sonho e era tudo que a gente tinha”. A intuição deu certo. Hoje, o Beleza Natural já atende mais de 100 mil clientes por mês.
Multifuncionais e muito poderosas
Mulheres costumam ter facilidade para lidar com assuntos e funções diversas, algumas vezes até simultaneamente. E esse talento feminino pode ser também uma estratégia de sucesso profissional.
Um caso que pode exemplificar bem isso é o de Alcione Albanesi. A empresária conta que começou cedo. Aos 14 anos arranjou um trabalho como modelo e a partir daí já foi se inserindo nos bastidores do corte e costura. Aos 17 anos, Alcione já tinha sua própria confecção com 80 funcionários. Em seguida, a empresária vendeu a confecção e abriu ainda outra loja bem-sucedida no mesmo ramo. Mas uma viagem aos EUA a fez mudar de foco. Tendo visto em uma lâmpada fluorescente barata a oportunidade de um novo negócio, Albanesi não se limitou à sua especialidade até então. Com espírito empreendedor e perfil multifuncional, começou a fazer diversas viagens à China – de onde provinha o produto – e criou um novo negócio, a FLC Lâmpadas, uma das maiores empresas brasileiras do setor atualmente.
Detalhes tão pequenos dos negócios
Usualmente, mulheres tendem a ser mais detalhistas e minuciosas do que os homens, além de habitualmente serem mais pacientes na lida com pequenos pormenores. Traços que também podem ser bem vantajosos no mundo dos negócios.
Foi o caso de Dona Lina. Em certa viagem a São Paulo, o marido – Seu Duda – acabou comprando muito mais tecido do que precisava para reabastecer a vendinha. Para o casal não ficar no prejuízo, o senso de oportunidade e o talento de Dona Lina com detalhes foram fundamentais. Diante da situação, ela logo pegou uma camisa que tinha na venda, descosturou toda a peça com cautela, entendeu como cada parte era cortada e como era montada. Em seguida, contratou duas costureiras e, naquela mesma tarde, usaram a sobra de tecido para fazer três novas camisas, que foram rapidamente vendidas. Assim, em 1957, nascia a Dudalina, camisaria masculina que é, atualmente, comandada pela filha do casal e já se tornou uma das maiores exportadoras brasileiras do ramo.
Sensibilidade é coisa de líder
Característica atribuída a muitas mulheres, a sensibilidade também pode ser uma habilidade de destaque no âmbito profissional. Afinal, uma sensibilidade mais apurada permite uma compreensão mais profunda de todo o ambiente e de todos os que o compõem, o que pode ser um grande diferencial na hora de liderar uma equipe, por exemplo.
As bioquímicas Janete Vaz e Sandra Costa são provas disso. Quando fundaram o Laboratório Sabin, com apenas três funcionários, começaram buscando credibilidade junto à classe médica e, perceberam, então, o quanto precisavam se capacitar. “Nós não sabíamos fazer gestão, éramos duas farmacêuticas”, comenta Janete. Foi com trabalho duro e sensibilidade que as sócias superaram as dificuldades e fizeram da empresa uma das melhores para se trabalhar no país. Hoje, já são cerca de 2.000 funcionários e, a cada novo colaborador, Janete e Sandra repetem o mesmo lema: ‘Tire seus sonhos da gaveta’.”
(Fonte: Blog O Seu Dinheiro Vale Mais)

Categorias

Categorias

Categorias

Categorias