Serpros

Esclarecimento sobre a troca de gestão do Fundo de Investimentos Multimercado – FIM-Botafogo

Esclarecimento sobre a troca de gestão do Fundo de Investimentos Multimercado – FIM-Botafogo

11/08/2016
Ratificando informação já repassada ao Conselho Deliberativo – CDE, ao presidente do Conselho Fiscal – COF e à PREVIC, informamos que a Diretoria Executiva – DE nunca realizou e sequer discutiu aporte de novos recursos no Fundo de Investimentos Multimercado Botafogo – FIM Botafogo.
A informação, não oficial, veiculada sobre um suposto novo investimento de R$ 200 milhões, que estaria sendo feito no referido Fundo, portanto, não é verídica.
O que foi definido e ainda não realizado, pois a PREVIC solicitou vistas a alguns documentos que tratam do assunto, versa sobre a troca de gestão do Fundo de Investimentos Multimercado Botafogo – FIM Botafogo para a BRIDGE, com o objetivo de obter ganho expressivo com a redução de custos nas taxas de gestão, conforme a seguir detalhado.
tabela_materia_fim_botafogo
É importante esclarecer que para tal economia ser efetivada, há necessidade da transferência de títulos públicos para o FIM- Botafogo, mantendo a rentabilidade dos mesmos. Portanto, seria como se um poupador com dinheiro em um banco recebesse uma proposta de outro para colocar neste os recursos que possui naquele em troca de um pacote de serviço mais vantajoso para o poupador.
Trata-se neste caso de transferência de ativos entre fundos de gestão própria e exclusivos, sendo esta uma decisão estratégica, que atende à recomendação da PREVIC constante do relatório final da intervenção para que fossem adotadas medidas com vistas à redução de custos dos fundos exclusivos.
Cumpre ressaltar, ainda, que esta decisão está amparada pelo estudo da consultoria ADITUS , que realizou uma apresentação para o CDE, pela aprovação, por unanimidade, do Conselho de Aplicação – CAP e também aprovada pelo CDE.
Salientamos que as decisões sobre a gestão dos ativos que compõem a carteira própria – administrada pelo Serpros – está dentre as atribuições da Diretoria Executiva, que deve buscar sempre o melhor resultado para o Serpros, desde que respeitadas a legislação e a Política de Investimentos aprovada pelo Conselho Deliberativo.
Esclarecemos que a troca de gestão não confere ao novo gestor total liberdade sobre novas aplicações sem a anuência do Conselho Deliberativo e Diretoria Executiva.
É importante destacar que o nosso agente de custódia BRADESCO sempre é consultado sobre a aquisição e transferência de ativos.
 
Diretoria Executiva

Categorias

Categorias

Categorias

Categorias