Serpros

Do sedentarismo para a qualidade de vida

Do sedentarismo para a qualidade de vida

10/08/2016
Sabemos que adotar hábitos saudáveis é essencial para quem quer ter qualidade de vida. Isso envolve, entre outros fatores, uma alimentação adequada, boas noites de sono e a prática regular de exercícios físicos. Há quem goste de academia, quem prefira estar ao ar livre e também aqueles que acham que nunca encontrarão sua atividade física ideal ou não terão tempo para isso. Nesses casos, uma opção salvadora para sair da inércia pode ser um treino mais curto e intenso, seja caminhando, pedalando, nadando, dançando etc.
O professor de Educação Física André Cavalcanti, da assessoria de corrida e caminhada que leva seu nome, destaca alguns dos numerosos benefícios que a prática de exercícios físicos traz para o corpo e para a mente: melhora a circulação sanguínea e a respiração, aumenta a sensação de bem-estar, autoconfiança, disposição, contribui para o retardo do envelhecimento, além de estimular hábitos alimentares mais saudáveis.
No entanto, ele traz um alerta: não basta calçar o tênis e sair para passear no shopping dizendo que está caminhando. “Exercício físico não é passeio. O resultado vem com esforço, foco e disciplina, fazendo atividades curtas e de intensidade. Se for caminhar, por exemplo, deve ser de forma esportiva, direcionada”, ressalta o professor.
Por isso é tão importante ter o acompanhamento de um profissional de Educação Física, além da orientação de um médico de confiança. “Para deixar a vida sedentária, o primeiro passo é sair do sofá e colocar a maior intensidade possível no exercício que estiver disposto a fazer, respeitando, claro, o seu limite”, esclarece.
No SERPROS, a partir do Programa Qualidade de Vida, muitos empregados mudaram seus hábitos, começaram a praticar diversas modalidades de exercícios, como corrida, caminhada, dança, pedalada etc e hoje colecionam medalhas, bom humor e produtividade no trabalho.

Categorias

Categorias

Categorias

Categorias