Serpros

Muito mais que números, paixão pela profissão é o que define a Gerência Financeira do SERPROS

Muito mais que números, paixão pela profissão é o que define a Gerência Financeira do SERPROS

20/07/2016
Sabemos que o principal objetivo de uma Entidade Fechada de Previdência Complementar (EFPC) é o pagamento de benefícios aos participantes ativos e assistidos. No entanto, para cumprir esse propósito, são necessários diversos processos. Entre eles, um eficiente e pleno gerenciamento da apresentação do patrimônio. No SERPROS, a área responsável pela gestão orçamentária e contábil-financeira é a Gerência Financeira (Gefin), que está diretamente subordinada à Diretoria de Administração, atualmente sob o comando do diretor Fernando Rodrigues.
Administração dos recursos
Na administração dos recursos dos patrocinadores, participantes e assistidos, o SERPROS se preocupa com o fluxo dos pagamentos e recebimentos, com as práticas tributárias, com a análise e registro dos dados e com o cumprimento das exigências legais. Por isso, é importante ressaltar que as responsabilidades da Gefin vão além da elaboração e análise das demonstrações contábeis, frequentemente divulgadas no site do SERPROS.
A Gerência Financeira identifica, mensura e analisa todos os eventos econômicos e financeiros da Entidade, dando suporte a Diretoria Executiva, Conselhos Deliberativo e Fiscal, auditorias, gerências, Fisco (Federal e Municipal) e Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc). Cabe ainda à Gefin elaborar e acompanhar as premissas e propostas orçamentárias. Nessa etapa do processo, as gerências de Investimento e Atuarial contribuem na definição das fontes de custeio e nas projeções dos fluxos de caixa para as respectivas coberturas das despesas administrativas.
Para tudo isso acontecer em consonância com a legislação, os profissionais precisam estar antenados e atualizados com as mudanças do segmento.
Equipe proativa e comprometida
A Gefin investe em seus analistas. A maioria dos profissionais da área tem amplo conhecimento em fundo de pensão e sobre o SERPROS. A gestora, Tatiana Rios, tem 20 anos de experiência no setor e soma títulos de MBA, pós-graduação e especialização em previdência complementar.
À frente da equipe, Tatiana Rios coordena e participa de todos os processos da área. Os analistas dividem-se nas tarefas contábeis, financeiras, gestão de cotas, gestão orçamentária e gestão de tributos.
A equipe é engajada, motivada e está sempre se atualizando por meio de participações em congressos, seminários, fóruns e especializações, inclusive fazendo parte da Comissão Técnica Regional de Contabilidade da Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp). Os assuntos pautados nas reuniões são compartilhados entre os demais profissionais da área. Desse modo, é possível acompanhar os avanços nas boas práticas do segmento em alinhamento ao que determina a legislação.
 

Seis analistas, uma gerente e um diretor reunidos em linha
Equipe Gefin: ao centro, a gerente Tatiana Rios ladeada pelo diretor Fernando Rodrigues

Transparência
Um dos pontos relevantes da Gerência Financeira é a qualidade das informações disponibilizadas. Nesse sentido, a Gefin preza para que os relatórios contábeis forneçam informações legítimas, claras e úteis para participantes e assistidos, bem como outros usuários na tomada de decisões.
Os sistemas orçamentário, financeiro e de contabilidade estão atualizados e otimizam o tempo e a qualidade das análises, permitindo assim, o provimento das informações necessárias para acompanhar o desempenho da Entidade.
Mais do que atender às atuais exigências legais e fiscais dos complexos sistemas tributários do País, os profissionais da Gefin se mantêm atentos, acompanhando as eventuais mudanças no sistema de previdência complementar e ajustando os processos, quando necessário.
Resultados
Com uma equipe comprometida e capacitada, a Gerência Financeira do SERPROS apresenta seus relatórios periodicamente, possibilitando análises que colaboram com o planejamento da Entidade. As contas patrimoniais da Entidade são apresentadas separadamente por plano (PS-I, PS-II e Plano de Gestão Administrativa) e essas informações são acompanhadas e analisadas pelo Conselho Fiscal do SERPROS.
Os participantes e assistidos podem ter acesso às informações contábeis, bem como aos balancetes consolidados dos planos, por meio da Área Restrita do Participante, no tópico “Atos Administrativos/Investimentos” >> “Gestão Administrativa” >> “Balancetes”. Por esse caminho, também é possível acompanhar a evolução do patrimônio e conhecer mais sobre a Entidade.

Categorias

Categorias

Categorias

Categorias