Serpros

Boas práticas de Administração e TI

Boas práticas de Administração e TI

04/07/2016
A Gerência de Infraestrutura do SERPROS (Geinf) trabalha com organização, planejamento, trabalho em equipe e controle no gerenciamento dos recursos disponíveis. Diretamente subordinada à Diretoria de Administração, atualmente sob o comando do diretor Fernando Rodrigues, a Geinf divide suas atividades em dois segmentos: administrativo, que trata da gestão de compras, contratações, contas a pagar, gestão patrimonial, de documentos e de serviços administrativos; e de Tecnologia da Informação, conduzido pela coordenação de Tecnologia da Informação (Cotec), que engloba o desenvolvimento de sistemas internos, a administração e integração de sistemas de terceiros, a administração de servidores e redes e suporte ao usuário, garantindo o acesso contínuo aos sistemas do SERPROS.
Profissionais capacitados e motivados
A Geinf conta com o gerente Sérgio Ferreira, o coordenador de Tecnologia Leonardo Peixoto e 26 empregados, sendo 20 na área administrativa e seis na TI. Fazem parte desse quadro: seguranças, técnico de manutenção, motorista, responsáveis por limpeza, copa e recepção, além de jovens aprendizes, auxiliares e analistas.
Os profissionais já concluíram ou cursam o ensino superior e têm capacitações e especializações em diversas áreas. O gerente, Sérgio Ferreira, tem 14 anos de experiência em fundos de pensão e especialização em previdência complementar fechada. Essa multidisciplinaridade traz à área uma visão ampla de atuação.
Além disso, os empregados estão sempre em busca de cursos de capacitação e atualização e de certificações para compartilhar os conhecimentos e atuar com o que há de mais novo no mercado. Para ficar por dentro das inovações tecnológicas em previdência complementar, o coordenador da Cotec integra a Comissão Técnica Regional de Tecnologia da Informação da Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp).
A área é comprometida com o mesmo objetivo de trazer soluções inovadoras para a Entidade, por meio de um trabalho integrado, direcionado ao alcance das metas. Para manter essa família motivada e engajada, é preciso ter um diálogo aberto e colaborativo, com disciplina e organização.

Geinf, Cotec e Diretoria de Administração
Equipes de Infraestrutura e Tecnologia da Informação reunidas

Responsabilidade Social
Engajada com os princípios da Entidade de pró-equidade de gênero e raça, a Geinf distribui as atividades entre homens e mulheres de forma equânime, valorizando as competências de cada um e incentivando o crescimento profissional. Exemplo disso é a efetivação de profissionais que começaram a carreira no SERPROS como jovens aprendizes da Geinf.
Outra preocupação da área é com a preservação do meio ambiente. Estima-se que o lixo eletrônico é um dos componentes de maior e mais rápido crescimento do lixo global. Atenta ao fato, para o descarte ecológico deste tipo de resíduo, a Geinf só contrata empresas registradas no Instituo Estadual do Ambiente (Inea).
Além disso, com foco no consumo sustentável, a área promoveu, em parceria com a Coordenação de Comunicação, uma campanha interna em prol do “consumo consciente”, por meio da qual foram obtidos economias e resultados significativos.
Mais tecnologia para participantes e assistidos
Outra ação realizada pela Geinf, por meio da Cotec, foi a atualização do design do site SERPROS para o layout responsivo, o que facilitou a busca por informações da Entidade via dispositivos móveis. A Cotec também está concluindo o projeto de unificação dos sistemas previdenciários, que trará melhorias no trânsito das informações e mais segurança para os participantes e assistidos do SERPROS.
Bem-estar no ambiente corporativo
A Gestão de Infraestrutura também realizou uma reestruturação das dependências do SERPROS, reduzindo custos de iluminação e refrigeração, modernizou o auditório, criou as salas de convivência e atendimento presencial. No tocante à acessibilidade, criou uma vaga exclusiva na garagem e rampas de acesso para pessoas com deficiência e dificuldade de locomoção.
Manter a infraestrutura da Entidade organizada e padronizada, tanto em relação à arquitetura quanto à memória organizacional, é uma das preocupações constantes da Geinf. Esse cuidado se reflete na segurança e no bem-estar dos empregados e participantes.

Categorias

Categorias

Categorias

Categorias