Serpros

Serpros realiza operação com títulos públicos federais

Serpros realiza operação com títulos públicos federais

Troca de R$ 83 milhões de títulos atrelados ao IGPM (NTN-C) por títulos atrelados ao IPCA (NTN-B). Entenda como essa estratégia beneficiará o plano PS-I.

O Serpros Fundo Multipatrocinado, em linha com a estratégia de otimização da carteira de investimentos do Plano PS-I, realizou no mês de outubro o desinvestimento em títulos públicos marcados a mercado indexados ao IGP-M (NTN-C) com vencimento em 2031.

O montante aproximado da operação foi de R$ 83 milhões e os recursos foram utilizados para a aquisição de títulos públicos atrelados ao índice de inflação IPCA (NTN-B) com vencimentos em 2055. Esses papéis foram marcados na curva, seguindo o resultado do estudo de alocação (Asset Liability Management – ALM) e promovem maior aderência ao fluxo previsto de pagamentos futuros de benefícios.

O objetivo da troca consistiu em um aumento da imunização da carteira de investimentos do Plano. Além disso, a troca de ativos (NTN-C por NTN-B) impactou positivamente o plano, pois possibilitou o alongamento dessa parcela que venceria em 2031 para 2055, a uma taxa superior à meta atuarial e à própria taxa das NTN-C marcadas a mercado da carteira do Plano PS-I. 

24/10/2024