Serpros

Trabalho remoto veio mesmo para ficar?

Trabalho remoto veio mesmo para ficar?

É fato que o home office virou rotina para muita gente. No Serpros, o Plano de Continuidade de Negócios foi colocado em prática logo no início da pandemia, em março de 2020, com a primeira reunião do Comitê de Crise. Foi em 18 de março de 2020 que a Diretoria Executiva instituiu o regime de trabalho remoto aos empregados do Rio de Janeiro e de Brasília. 

 

Diante da mudança, foi preciso reorganizar a rotina, separar um espaço e até mesmo conciliar os horários com a rotina da casa. Mas em pouco tempo, empregados, conselheiros e diretores estavam adaptados ao novo cenário  

 

Quem diria que esse formato de trabalho seria tão interessante e ao mesmo tempo exaustivo. Muitas lives, webinars e outras reuniões além das tarefas em casa não foi tarefa fácil para ninguém. São diversas as pesquisas que apontam índices altos de estresse e sobrecarga de trabalho em todos níveis hierárquicos, em especial os mais altos. 

 

Em contrapartida, são muitos os estudos que afirmam que o trabalho remoto, teletrabalho, home office, seja qual for o nome, é uma realidade mundial, veio para ficar e pode trazer benefícios às empresas e aos seus funcionários. O desafio é equilibrar a rotina. 

 

Nesse sentido, acompanhar o mercado, as pesquisas, os comportamentos para encontrar os melhores caminhos nas organizações é algo permanente. Com essa visão, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) recomenda que os governos adotem medidas para minimizar os riscos psicossociais aos trabalhadores e sugere um “direito à desconexão” para manter o respeito entre empregado e empregador nas fronteiras vida profissional e vida pessoal. 

  

No Serpros, a partir do Programa Qualidade de Vida são realizados encontros virtuais com especialistas em saúde mental, ergonomia, saúde bucal, dentre outras áreas, com objetivo de oferecer aos empregados essa “desconexão”. Também há momentos para encontrar amigos on-line, em um happy hour virtual e os tradicionais eventos que também foram adaptados ao digital, como o Arraiá, aniversário da entidade e a confraternização de final de ano. 

  

“Manter a qualidade de vida dos empregados é muito importante, porque são eles que fazem o Serpros para os participantes…”, comenta a Diretora-Presidente, Ana Costi 

 

3/2/2021

 

Categorias

Categorias

Categorias

Categorias