Serpros

Processo Eleitoral Serpros 2019: resposta à Aspas quanto à prorrogação do prazo de votação

Processo Eleitoral Serpros 2019: resposta à Aspas quanto à prorrogação do prazo de votação

A Comissão Eleitoral vem se manifestar formalmente a respeito do pedido da Aspas de prorrogação do prazo de votação na eleição do Serpros.

 

Assim que nomeada pela Diretoria Executiva do Serpros, nos termos do art. 39 do Estatuto, a Comissão Eleitoral encaminhou em abril de 2019, proposta de Regulamento Eleitoral acompanhada do respectivo Cronograma Eleitoral, para a devida aprovação pelo Conselho Deliberativo, conforme determina o art. 12, XVI, do mencionado Estatuto.

 

Após deliberação, o Conselho Deliberativo entendeu por bem alterar o Regulamento, bem como o cronograma fazendo a divulgação em seguida do texto aprovado.

 

Dessa forma, a Comissão Eleitoral tomou as medidas para dar fiel cumprimento ao Edital de Convocação da eleição, conforme determinado pelo Conselho Deliberativo e Diretoria Executiva.

 

Ocorre que o cronograma aprovado não atentou que o período de votação se iniciava na quinta-feira, dia 20/6/2019 e findava na segunda-feira, dia 24/6/2019, possuindo poucos dias úteis de votação.

 

Com a aproximação do período de votação, candidatos e participantes solicitaram à Comissão Eleitoral que ampliasse o período de votação e estendesse o período de campanha, na expectativa de que houvesse uma maior participação de todos no pleito eleitoral.

 

Ciente dos riscos de alteração do cronograma, a Comissão Eleitoral com fundamento no art. 46, do Regulamento Eleitoral, aprovou tão somente a extensão do período de votação, antecipando para quarta-feira dia 19/6/2019, às 8h e prorrogando o prazo até o dia 26/6/2019, até 17h (horário de Brasília), para que o início e o final da votação ocorressem em dias úteis.

 

Apesar da votação ser feita de forma online de qualquer local ou meio eletrônico, a Comissão Eleitoral entendeu que a extensão do período de votação só traria benefícios ao processo eleitoral como um todo, sem prejudicar qualquer participante e/ou candidato ou até mesmo o Serpros, uma vez que há prazo legal para a posse dos conselheiros porventura eleitos.

 

Importante mencionar que a Comissão Eleitoral teve o cuidado de alterar somente o período de votação e consequentemente as demais datas do cronograma, sem estender o período de campanha dos candidatos, para que não houvesse nenhuma interpretação de favorecimento a qualquer candidato.

 

Cabe frisar que em nenhum momento a Comissão Eleitoral sofreu ou se submeterá às pressões externas para aprovar ou rejeitar qualquer assunto pertinente à eleição, sob pena de macular todo o processo eleitoral.

 

Ressalto que a Comissão Eleitoral, desde o início da eleição, está atenta a todos os fatos e permanecerá respondendo a todos os questionamentos e dúvidas que lhe forem encaminhados.

 

A Comissão Eleitoral espera contar com a Aspas, a fim de que a eleição transcorra da melhor forma possível, sem interferência externa que prejudique a escolha dos melhores candidatos às vagas dos Conselhos Deliberativo e Fiscal, em busca de uma eleição limpa e digna para o Serpros.

 

Por fim, reiteramos que qualquer dúvida, denúncia ou sugestão seja tão somente encaminhada à Comissão Eleitoral, por meio do email: comissao.eleitoral@serpros.com.br.

 

19/6/2019

Categorias

Categorias

Categorias

Categorias