Serpros

Serpros encerra exercício de 2023 superando a meta atuarial

Serpros encerra exercício de 2023 superando a meta atuarial

Resultado é alcançado tanto nos investimentos quanto no resultado Contábil dos Planos PS-I, PS-II e na meta do PGA

Qual a diferença entre o Resultado dos Investimentos e o Resultado Contábil?

Resultado dos Investimentos: É o lucro ou prejuízo obtido com a rentabilidade dos ativos da carteira de investimentos do fundo. Isso inclui ganhos com fundos de ações, títulos públicos, renda fixa e outros ativos. Esse resultado reflete como os investimentos do fundo estão performando no mercado.

Resultado Contábil: Representa o resultado final do fundo após considerar todos os registros contábeis. Inclui não só os resultados dos investimentos, mas também outros fatores como despesas administrativas, ajustes de valor de mercado dos ativos, entre outros. Este é um retrato mais completo da saúde financeira do fundo, conforme as normas contábeis.

Em resumo, o resultado dos investimentos foca mais na performance dos investimentos, enquanto o resultado contábil oferece uma visão geral, incluindo todas as movimentações e ajustes do fundo, representando o resultado líquido que afeta positivamente ou negativamente a reserva de poupança, superávit ou déficit dos planos. 

RESULTADO DO PS-I: EM 2023 O PS-I SUPEROU A META ATUARIAL DO EXERCÍCIO

Ao término de 2023, o resultado contábil foi de 10,78%, explicado basicamente pelo resultado dos investimentos no período. Os investimentos PSI apresentaram um rendimento acumulado de 10,82% no ano, superando a meta atuarial estabelecida em 9,13%. Destacam-se dois fatores que explicam essa performance excepcional. Em primeiro lugar, o índice Bovespa registrou sua maior alta desde 2019, encerrando o ano com um impressionante crescimento de 22,28%. Alinhado a esse desempenho, a renda variável do PSI obteve um retorno expressivo de 21,62%.

O segundo e mais notável destaque, representando aproximadamente 52% do portfólio, foi atribuído aos títulos públicos atrelados ao IPCA, conhecidas como NTN-Bs. Tanto em curva quanto a mercado, esses títulos não apenas alcançaram, mas superaram a meta atuarial, registrando rentabilidades de 10,81% e 16,62%, respectivamente.

A explicação para o desempenho das NTN-Bs reside na elevação do IPCA, com variação de 4,62% no ano, e na redução das taxas de juros. A diminuição das taxas de juros pode ser atribuída a uma série de fatores macroeconômicos ocorridos ao longo de 2023. Destacam-se o superávit de investimento estrangeiro, a melhoria do rating do Brasil, o estabelecimento de novas reformas fiscal e tributária. Esses fatores contribuíram para o sólido desempenho do PSI em 2023.

RESULTADO DO PSII-BD: EM 2023 O PSII-BD SUPEROU A META ATUARIAL DO EXERCÍCIO

Ao término de 2023, o resultado contábil do PSII-BD foi de 12,11%, superando a meta de 9,13%. Esse resultado é explicado pela performance dos investimentos no período (12,45%) e a taxa de administração do PSII-BD de 0,28% a.a.

Em relação aos resultados dos investimentos, o PSII BD apresentou um rendimento acumulado de 12,45%. Destacam-se dois fatores que explicam essa performance excepcional. Em primeiro lugar, o índice Bovespa registrou sua maior alta desde 2019, encerrando o ano com um impressionante crescimento de 22,28%. Acima do índice de referência de mercado, a renda variável do PSII BD obteve um retorno expressivo de 22,74%.

O segundo e mais notável destaque, representando aproximadamente 69% do portfólio, foi atribuído aos títulos públicos atrelados ao IPCA, conhecidas como NTN-Bs. Tanto em curva quanto a mercado, esses títulos não apenas alcançaram, mas superaram a meta atuarial, registrando rentabilidades de 11% e 15,70%, respectivamente.

A explicação para o desempenho excepcional das NTN-Bs reside na elevação do IPCA, com variação de 4,62% no ano, e na redução das taxas de juros. A diminuição das taxas de juros pode ser atribuída a uma série de fatores macroeconômicos ocorridos ao longo de 2023. Destacam-se o superávit de investimento estrangeiro, a melhoria do rating do Brasil, o estabelecimento de novas reformas fiscal e tributária. Esses fatores contribuíram para o sólido desempenho do PSII BD em 2023.

RESULTADO DO PSII-CD: EM 2023 O PSII – CD SUPEROU A META ATUARIAL DO EXERCÍCIO

Ao término de 2023, o resultado contábil do PSII-CD foi de 12,91%, superando a meta de 9,13%. Esse resultado é explicado pela performance dos investimentos no período (12,53%) e o recebimento de ativos recuperados.

Em relação aos resultados dos investimentos, o PSII CD, apresentou um rendimento acumulado de 12,53% no ano. Destacam-se dois fatores que explicam essa performance excepcional. Em primeiro lugar, o índice Bovespa registrou sua maior alta desde 2019, encerrando o ano com um impressionante crescimento de 22,28%. Em linha com o índice de referência de mercado, a renda variável do PSII CD obteve um retorno expressivo de 22,28%.

O segundo e mais notável destaque, representando aproximadamente 67% do portfólio, foi atribuído aos títulos públicos atrelados ao IPCA, conhecidas como NTN-Bs. Tanto em curva quanto a mercado, esses títulos não apenas alcançaram, mas superaram a meta atuarial, registrando rentabilidades de 11% e 15,70%, respectivamente.

A explicação para o desempenho excepcional das NTN-Bs reside na elevação do IPCA, com variação de 4,62% no ano, e na redução das taxas de juros. A diminuição das taxas de juros pode ser atribuída a uma série de fatores macroeconômicos ocorridos ao longo de 2023. Destacam-se o superávit de investimento estrangeiro, a melhoria do rating do Brasil e o estabelecimento de novas reformas fiscal e tributária. Esses fatores contribuíram para o sólido desempenho do PSII CD em 2023. 

RESULTADO DO PGA – PLANO DE GESTÃO ADMINISTRATIVA:

Ao término de 2023, o resultado do investimento do PGA obteve rendimento acumulado de 13,90% no ano superando o índice referencial 9,46%. Há dois grandes fatores que contribuíram para o resultado do plano, o primeiro deles são os títulos de renda fixa de curto prazo, que apesar do corte da Selic de 12,25 para 11,75 % no mês de dezembro, obtiveram a rentabilidade no ano 12,66%. O segundo principal aspecto são as NTN-Bs a mercado, títulos reconhecidos pelo valor que são negociadas, diariamente, registraram uma performance de 15,56%.

2/2/2024

Categorias

Categorias

Categorias

Categorias