Serpros

Programa de Integridade

Com intuito de detectar, combater e corrigir práticas ilícitas e atos fraudulentos que possam colocar em risco o patrimônio dos participantes, o Serpros Fundo Multipatrocinado implementou o Programa de Integridade.

O Programa de Integridade é formado pela união de premissas baseadas na transparência e ética de todos os integrantes e processos aplicados nesta Entidade Fechada de Previdência Complementar, que é composto por medidas descritas no Código de Conduta e Ética, Regulamento Disciplinar e Política Anticorrupção, implementação do Canal de Denúncia, além da implementação do Comitê de Ética para disseminar e orientar o Código de Conduta e Ética e analisar as denúncias de infrações.

A implantação deste programa motivou-se pela Lei Anticorrupção (12.846/2013) e sua regulamentação pelo Decreto nº 11.129/2022, para atuar com o mais amplo cumprimento da Lei, com o estabelecimento de mecanismos e procedimentos internos de integridade, auditoria e incentivo à denúncia de irregularidades contra os interesses dos planos de benefícios.

O programa reforça o compromisso da Diretoria Executiva com os princípios fundamentais para a boa gestão e estão diretamente relacionados ao conceito de credibilidade como valor essencial para a sustentabilidade da entidade.

Acesse aqui o documento com a formalização do Programa de Integridade do Serpros.

Saiba mais

Por meio do Canal de Denúncias Serpros (https://www.contatoseguro.com.br/serpros), qualquer pessoa física ou jurídica poderá realizar denúncia de natureza ética, de forma anônima ou identificada.

Nos termos do artigo 26, do Código de Conduta e Ética do Serpros vigente, a Diretoria Executiva, instituiu em 16 de janeiro de 2019 os empregados designados a compor o Comitê de Ética da entidade.

O Comitê de Ética foi implementado com o objetivo de disseminar o Código de Conduta e Ética e analisar as denúncias realizadas por meio do Canal de Denúncias externo.

Conforme DL 012/2021 de 31/03/2021, do Conselho Deliberativo, o Comitê de Ética (COE) é composto pelos seguintes empregados do Serpros:

Política de Combate à Corrupção, Suborno e Fraude objetiva robustecer o comprometimento do Serpros com a ética e a integridade em suas relações internas e externas, além de estabelecer diretrizes para assegurar a observância da Lei 12.846/2013, regulamentada pelo Decreto 11.129/2022, adotando os mais elevados padrões de conformidade, legalidade e transparência.

Acesse aqui a Política de Combate à Corrupção, Suborno e Fraude.

Este Código de Conduta e Ética tem por objetivo estabelecer os princípios éticos e normas de conduta que devem orientar as relações internas e externas dos integrantes do Serpros. A reputação e a credibilidade da entidade são os ativos mais importantes de que dispomos, e os princípios éticos que orientam nossa atuação contribuem para a manutenção da imagem como entidade sólida e confiável perante nossos participantes ativos e/ou assistidos, patrocinadores e empregados em geral.

Ressaltamos que a filosofia do Serpros é pautada na integridade, independência e liberdade de expressão, preceitos esses que sempre serão incentivados. 

O código de ética prevê os seguintes princípios:

  • Dignidade Humana e Respeito às pessoas
  • Integridade
  • Transparência
  • Impessoalidade
  • Legalidade
  • Profissionalismo

 

Acesse aqui o Código de Conduta e Ética.

Este Regulamento Disciplinar regulamenta, no âmbito de atuação do Serpros, a adoção das medidas administrativas necessárias à apuração de irregularidades cometidas por qualquer investigado, por ação ou omissão no exercício de suas atividades, bem como a aplicação de penalidades, quando for o caso.

Acesse aqui o Regulamento Disciplinar.