Serpros

Benefícios da aposentadoria planejada

Benefícios da aposentadoria planejada

24/02/2016
A previdência complementar tem como objetivo proporcionar ao empregado aposentado um padrão de vida próximo ao da sua fase laborativa. Os participantes do SERPROS, seja do PS-I, do PS-II ou de ambos, contribuem durante certo período e acumulam recursos os quais poderão ser convertidos em renda vitalícia ou resgatados no momento da aposentadoria.
Benefícios:
O PS-I prevê o Benefício Proporcional Acumulado (BPA), vitalício, devidamente calculado e cujo valor pode ser consultado na área restrita.
A aposentadoria programada no PS-II também prevê a concessão do benefício por toda a vida do participante, o que confere tranquilidade e segurança para o próprio além dos seus beneficiários.
No momento da aposentadoria, o participante do PS-II tem a opção da parcela à vista, que corresponde a até 25% do seu saldo de conta constituído a partir das contribuições básica e variável, acrescida de até 100% da parcela do seu saldo de conta constituído por contribuições espontâneas e pela portabilidade. Neste caso, a renda de aposentadoria do participante será calculada em função do saldo de conta remanescente.
Já o resgate total corresponde a 100% do saldo da conta do participante do PS-II, somado à parte patronal, constituído a partir das contribuições e da portabilidade realizadas. Esta escolha pode ser temerária, pois toda a acumulação feita pelo participante terá que ser gerida pelo próprio. Os riscos envolvidos na administração financeira individual são grandes. Além disso, o desconto do Imposto de Renda pode chegar a 27,5% do montante resgatado.
Portanto, é preciso pensar muito para evitar decisões precipitadas que possam gerar surpresas desagradáveis – e irreversíveis – no futuro.

Categorias

Categorias

Categorias

Categorias