Adesão


Quais os planos de benefícios disponíveis para adesão?

Atualmente o Plano Serpro II (PS-II) é o único plano aberto a adesões.

Quem tem direito a se filiar?

Todos os empregados do Serpro e do Serpros têm direito a se filiar ao PS-II.

Como posso realizar uma simulação sem me filiar?

Disponibilizamos um simulador exclusivo para quem ainda não é participante. Basta acessar o nosso site, selecionar o menu “Adesão” > “Simulador Não Inscritos” e depois o item “Clique aqui para simular seu plano”.

Caso tenha dúvida procure nosso atendimento.

Quais os procedimentos para aderir ao plano de previdência complementar administrado pelo Serpros?

Acesse o menu “Adesão”, em nosso site; faça o download do Termo de Adesão; imprima; preencha e assine. Anexe o documento ao Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) e às cópias do seu RG e CPF e entregue ao Órgão Local de Gestão de Pessoas (OLGP) da sua Regional ou envie por Correios para o Serpros, aos cuidados da Gerência de Benefícios e Atuarial.

Sede Rio de Janeiro: Rua Fernandes Guimarães, 35 – Botafogo, Rio de Janeiro, RJ | CEP 22.290-000.
OU
Escritório Serpros Brasília: SCN Quadra 04 Bloco “B” sala 703 | Ed. Centro Empresarial Varig – Asa Norte – Brasília – DF | (Av. W-3 Norte, em frente ao Brasília Shopping)

O prazo para a isenção das carências dos benefícios de riscos é de 30 dias após a admissão no Serpro ou Serpros.

É possível alterar o regime tributário após a adesão?

A alteração pode ser realizada em até 30 dias após a adesão ao plano.

 

Área do Participante – Área Restrita


Quem pode acessar?

Para acessar a Área do Participante, é preciso ser participante ativo, autopatrocinado, aposentado ou estar em auxílio-doença; não ter feito opção pelo benefício ou quaisquer dos institutos (participantes desligados).

Como faço para acessar?

O link de acesso está disponível no site institucional, no canto superior à direita. Ou acesse aqui.

É o meu primeiro acesso. Como proceder?

Caso seja a sua primeira vez no ambiente virtual, clique em “Primeiro Acesso”, digite o seu CPF e a sua data de nascimento e depois clique em “Entrar”. A senha será enviada para o seu e-mail cadastrado.

Esqueci minha senha. Como recuperá-la?

Na página de entrada para a Área do Participante, solicite uma nova senha na opção “Esqueci Senha”. Em seguida, digite o seu CPF e a sua data de nascimento e depois clique em “Entrar”. Uma senha provisória será enviada para o seu e-mail cadastrado.

Como alterar a minha senha de acesso à Área do Participante?

Após o acesso, o participante deve clicar em seu nome (canto direito superior) em “Alteração de Senha”.

Não recebi o e-mail após solicitar nova senha. Como devo proceder?

Entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Participante: 0800 721 10 10 | sap@serpros.com.br

Como alterar meus dados cadastrais?

Acesse a Área do Participante; informe seu login e sua senha; clique em “Dados Pessoais”; selecione a opção “Dados para contato”; realize as alterações e clique em “Salvar”. Você receberá um e-mail confirmando as atualizações.

Sou participante aposentado. Onde visualizo meu contracheque?

Acesse a Área do Participante; selecione o menu “Benefícios” > “Contracheques”. Entre no menu “Consulta”, e selecione “Demonstrativo de Pagamento”.

Importante: é necessário desbloquear os pop-ups do navegador caso o documento não abra.

 

Seu Plano


Não sei qual é o meu plano ativo. Como identificar?

Ao acessar a Área do Participante, o seu plano ativo aparece na tela principal, em “Dados do Plano”. Caso tenha mais de um plano, basta clicar sobre aquele que deseja consultar.

Como posso simular meus valores futuros?

Na Área do Participante, é possível estimar os valores do seu benefício ou instituto ao qual terá direito ao se aposentar. Basta selecionar o menu “Simulação” e escolher o benefício ou instituto.

Posso alterar o meu percentual de contribuição mensal?

Apenas os participantes do PS-II podem alterar o percentual de contribuição. Para isso, basta acessar a Área do Participante e clicar em “Requerimentos” > “Alteração de Contribuição Variável” ou “Alteração da Contribuição Espontânea Mensal”.

As alterações serão efetivadas a partir do mês seguinte à opção. Atenção: Para alterar a Contribuição Variável, realizar os procedimentos diretamente no site. Para alterar a Contribuição Espontânea, é necessário enviar o requerimento devidamente preenchido e assinado para o Serpros.

Esqueci por qual Regime Tributário optei. Como identificar na Área do Participante?

Ao acessar a Área do Participante, o seu plano ativo aparece na tela principal, em “Dados do Plano”. Caso tenha mais de um plano, é importante verificar cada um.

Onde são disponibilizadas as informações atualizadas dos planos?

As informações atualizadas dos planos PS-I e PS-II são mensalmente publicadas nos painéis, disponíveis na Área do Participante, no menu “Demonstrativos”.

O que é VRS?

O Valor de Referência Plano Serpro II (VRS) é a unidade monetária utilizada para apurar os cálculos de suas contribuições e dos seus benefícios de risco, como auxílio-doença, aposentadoria por invalidez, auxílio-reclusão, pensão por morte e pecúlio.

Atualmente o VRS está em R$ 373,42. Seu reajuste é realizado no mês de maio de cada ano, de acordo com o INPC acumulado (entre os meses de maio do ano anterior e abril do ano do reajuste).

 

Desligamento


O Benefício Proporcional Acumulado, no PS-I, é vitalício?

O Benefício Proporcional Acumulado (BPA) é o benefício mensal vitalício, de direito ao participante do PS-I que estiver aposentado no INSS por idade, especial e tempo serviço.

A aposentadoria programada, no PS-II, é vitalícia?

A aposentadoria programada é o benefício mensal vitalício, de direito ao participante do PS-II que rescindir o contrato de trabalho com a patrocinadora e que esteja aposentado pelo INSS.

O que é parcela à vista?

O participante do PS-II, no momento da aposentadoria, pode optar por receber, em parcela à vista, os seguintes valores: até 25% da conta de participante constituída pelas contribuições básicas e variáveis; até 100% da conta de participante constituída pelas contribuições espontâneas e de portabilidade.

Onde identifico a relação de documentos e requisitos para solicitar meus benefícios/institutos?

Essas informações estão disponíveis no site. Para o PS-I, acesse o menu “Planos” > “PS-I”. Para participantes do PS-II, acesse “Planos” > “PS-II”. Basta selecionar o benefício/instituto de sua preferência.

Quando e com que referência o meu benefício mensal de aposentadoria vitalícia será reajustado?

O benefício de aposentadoria vitalícia é atualizado com base no INPC acumulado, sendo apurado anualmente no mês de maio.

O que é Abono Anual?

É o 13ª parcela anual do benefício de aposentadoria, paga aos assistidos do PS-I e do PS-II em forma de renda mensal. O crédito ocorre da seguinte forma: 50% é concedido em junho e 50%, em novembro.

Solicitei a minha aposentadoria no Serpros. Quando receberei o meu primeiro benefício?

Se a documentação chegar completa no Serpros até o dia 10 de cada mês, o pagamento será realizado até o final daquele mesmo mês.

Importante: Esse prazo é para os participantes que estiverem em dia com as suas obrigações junto à entidade.

 

Empréstimos


Quem é elegível para contratar?

Todos os participantes ativos, assistidos, saldados e autopatrocinados podem contratar empréstimos. Pensionistas estão isentos de carência de contribuição, desde que observadas as regras de concessão. Para saber mais, acesse aqui.

Quais as taxas e encargos incidentes?

O empréstimo Serpros tem os juros mais baixos do mercado. Consulte aqui:

Como contratar um empréstimo?

Verifique o passo a passo em nosso site aqui.

O que é Sigepe?

Os empregados do Serpro que são participantes ativos do Serpros e recebem salário pela folha de pagamento do Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (Siape) precisam criar um código de autorização de consignações no sistema Sigepe para solicitar um empréstimo junto ao Serpros. Esse código tem validade de um mês.

As explicações necessárias para acessar o sistema Sigepe constam no tutorial desenvolvido pelo Serpro. Acesse aqui .

O que são limitadores de crédito?

Os limitadores de crédito definem a quantia que poderá ser solicitada, de modo que os valores não comprometam toda a sua renda. antes de contratar um empréstimo no Serpros, é fundamental ler atentamente o regulamento, que está disponível no site (Empréstimo >> Regulamento ) e verificar as suas condições de contratação.

Como verificar o meu saldo devedor?

Ao acessar a Área do Participante, o seu saldo devedor de empréstimo aparece na tela principal, em “Empréstimo” > “Ver mais”. Os valores são atualizados diariamente.

Como refinanciar um empréstimo ativo?

Verifique o passo a passo em nosso site aqui:

Contribuições


Caso o participante tenha o vínculo empregatício rompido com a Patrocinadora, é possível manter a contribuição ao plano de previdência complementar?

Sim. Os participantes do PS-I e do PS-II podem optar pelo instituto do Autopatrocínio, assumindo as suas contribuições e as da Patrocinadora. O valor da nova contribuição pode ser simulado na área restrita >> contribuições >> simulação >> autopatrocinado.

Sendo participante do PS-II, posso alterar as contribuições?

Sim. As contribuições variável e espontânea para o PS-II poderão ser alteradas a qualquer momento. Para isso, o participante deve acessar na área restrita o item ‘contribuições’ e selecionar a(s) contribuição(ões) que deseja mudar. A alteração será efetivada a partir do mês seguinte ao da opção. Atenção: Para alterar a contribuição variável, realizar os procedimentos diretamente no site. Para alterar a contribuição espontânea, é necessário enviar o requerimento devidamente preenchido e assinado para o Serpros.

 

Cadastros


Como fazer para alterar os meus dados de contato?

Para atualizar os dados de contato (e-mail, endereço e telefones), os participantes ativos e assistidos dos planos de benefícios do Serpros e os pensionistas devem acessar a área restrita, no site. No menu ‘dados cadastrais’, selecionar a opção ‘alteração de endereço’ e proceder com as modificações e/ou inclusões.

Qual o procedimento para atualizar o tempo de serviço?

Os participantes ativos e em gozo de auxílio-doença do PS-I e do PS-II devem acessar a Área Restrita, no site. No menu “dados cadastrais”, selecionar “tempo de serviço” e seguir as orientações.

Quais são os passos para alterar os beneficiários e designados?

Participantes ativos e assistidos do PS-I e PS-II podem alterar os beneficiários e designados acessando a área restrita no site. No menu “Benefícios“, selecionar “declaração < beneficiários e designados” e seguir as instruções.

Atenção: Aposentados do PS-II a partir de 01/04/2013 poderão ter seu benefício recalculado em função do novo grupo familiar.

 

Requerimentos


O que é preciso para requerer os benefícios do Serpros?

Para requerer os benefícios ou institutos dos planos PS-I ou PS-II, é necessário seguir os seguintes passos: acessar o requerimento em modelo próprio do Serpros (disponível no site e na área restrita), conferir e/ou preencher as informações, imprimir, assinar, anexar a documentação necessária e encaminhar para o Serpros. As concessões estão condicionadas aos critérios estipulados nos regulamentos dos planos.