O que é
O Serpros é uma Entidade Fechada de Previdência Complementar sem fins lucrativos, autorizada a funcionar pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) – autarquia vinculada ao Ministério da Fazenda – e com a finalidade de administrar planos de benefícios previdenciários.
Missão, Visão e Valores

Missão

Garantir o pagamento dos benefícios previdenciários com efetividade e transparência, proporcionando segurança com sustentabilidade.

Visão

Ser uma entidade de previdência complementar reconhecida pela excelência de padrões de governança, gestão eficiente e inovação.

Valores

Ética, Comprometimento, Foco nos associados, Transparência, Harmonia e Excelência
História do Serpros

1977

Fundado o Serpros
O Instituto Serpro de Seguridade Social foi fundado em 1° de outubro de 1977, pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), empresa pública vinculada ao Ministério da Fazenda.

1983

Sede
Em 1983, como parte do Plano de Obras que começara em 1980, o Serpros se muda para a sede própria na Rua Fernandes Guimarães, nº 35, em Botafogo, local onde permanece até os dias de hoje.

1998

Fundo Multipatrocinado
Em 1998, o então Instituto Serpro de Seguridade Social, agora Serpros Fundo Multipatrocinado, é autorizado a administrar planos previdenciários para outras patrocinadoras, e cria o Plano Serpro II (PS-II) na modalidade de Contribuição Variável, mais moderno e com menos riscos. No ano seguinte, o PS-II é aberto para adesões.

2001

Migração
Em 2001, a Entidade promove a campanha de migração dos participantes do PS-I para o PS-II.

2015

Reestruturação
Em 2015, a Previc decreta Regime Especial de Administração no Serpros, o que favorece a reestruturação da Entidade nos âmbitos organizacional, de macroprocessos e controle de riscos e na governança de investimentos.