Serpros

Atualização sobre a Carteira de Investimentos do Serpros

Atualização sobre a Carteira de Investimentos do Serpros

Como combinado, estamos aqui para prestar informações sobre nossa carteira de investimentos.

 

Temos convivido com uma volatilidade (altas e baixas) bastante expressiva, mas isso faz parte do nosso trabalho. As expectativas dos efeitos na economia, causados pela pandemia Covid 19, são as mais pessimistas possíveis. Porém, é importante destacar que em momentos de crises anteriores, e não diferente nessa, os analistas e gestores de carteiras de investimentos por falta de dados (lógico as crises não são e nunca serão iguais) precificam, imediatamente, os ativos financeiros para níveis muitos baixos (é possível observar esse comportamento) exatamente pela falta de informação.

 

 

Nessa hora surgem oportunidades que devemos estar atentos e focados para que com bastante frieza possamos, rapidamente, realocar o portfólio. Só assim, podemos recuperar a rentabilidade negativa observada no primeiro trimestre de 2020.

 

É com parcimônia e muita técnica que o Time do Serpros atua nesse momento enxergando a crise como uma oportunidade de promover ganhos (gerar alta) para as carteiras dos planos. Chamamos a atenção para o fato de sermos investidores de longo prazo.

 

Os nossos planos têm elevado índice de liquidez, o que é importantíssimo em momentos de desajustes no mercado, como vividos agora. Só para lembrar, informamos, anteriormente, que 85% dos recursos garantidores são alocados em títulos públicos, dos quais 40%, aproximadamente, são de liquidez imediata (estão marcados a mercado).

 

Estamos atentos a todos os movimentos dos mercados no Brasil e no mundo. Realizamos entre março e abril 25 teleconferências com gestores que estão em nosso portfólio e gestores que estamos prospectando, alguns estavam com os fundos fechados por falta de oportunidades. A liquidez, comentada acima, permite a agilidade na alocação.

 

Agora vamos comentar sobre as carteiras dos planos, que é o que nos interessa efetivamente! Destacamos os ativos financeiros e a carteira total.

 

PS-I – BD

ABRIL

Alocação

Rentabilidade

Renda fixa

83,15%

0,66%

Renda variável

6,44%

8,98%

Estruturados

4,93%

0,73%

Carteira

1,16%

PS-II – BD

ABRIL

Alocação

Rentabilidade

Renda fixa

85,00%

0,45%

Renda variável

5,00%

9,00%

Estruturados

6,00

0,67%

Carteira

0,84%

PS-II – CD

ABRIL

Alocação

Rentabilidade

Renda fixa

79,10%

0,46%

Renda variável

8,75%

9,02%

Estruturados

6,17%

0,64%

Carteira

1,17%

 

Como pode ser observado, as carteiras já apresentaram no mês de abril retorno positivo. A diferença de retornos verificada nas carteiras dos planos tem referência na exposição, concentração, nas classes dos ativos. Porém, podemos afirmar que todos os fundos são geridos com os mesmos critérios de seleção.

 

Certos de que contamos com a confiança de vocês, continuamos à disposição para esclarecimentos.

 

Até breve!

16/4/2020

Categorias

Categorias

Categorias

Categorias