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Tecnologia da Informação minimiza os efeitos da crise

Tecnologia da Informação minimiza os efeitos da crise

Uma das prioridades da Direção do Serpros é a constante modernização e atualização da plataforma de Tecnologia de Informação da Entidade.

 

Em setembro de 2019, os Servidores do SERPROS foram migrados para Plataforma Nuvem. Junto com esta migração foram também migrados todos os sistemas nativos, sendo possível executar as atividades de forma remota, ou seja, as atividades executadas presencialmente também podem ser executadas fora do Serpros, sem perda da qualidade e integridade das informações.

 

Ao longo de 2019 foram desenvolvidos internamente sistemas de controles para agilizar e automatizar as atividades fim, nos quais os gestores das áreas podem remotamente aprovar decisões e pagamentos, mantendo o fluxo operacional da instituição.

 

Entre os sistemas desenvolvidos internamente, cabe destacar o PD – Sistema Processo Decisório, via WEB, que dá à administração o conforto de poder acessar remotamente e com segurança. E, adicionalmente, neste cenário de isolamento social, permite à diretoria conduzir os processos sem riscos e sem descontinuidade. O sistema permite que todas as decisões fiquem registradas e assinadas digitalmente. Cabe lembrar que o sistema PD foi apresentado no 40º Congresso da ABRAPP, em 2019.

 

Todos os sistemas e aplicativos são integrados, evitando com isto a redundância de processos e duplicidade de informação.

 

As ferramentas de trabalho também estão implantadas na Nuvem, o que permite o desenvolvimento de atividades por meio dos editores de texto, planilhas e apresentações, que podem ser compartilhadas, acessadas e desenvolvidas em qualquer localização.

 

Todos os processos para os quais são necessárias as assinaturas dos Gestores, são executados através da Assinatura Digital, que o Serpros disponibilizou nas plataformas de Smartfone (Neo ID) e nas estações de trabalho (Token). Com isto eliminamos papéis, reduzimos a burocracia interna e as assinaturas podem ser feitas independentemente do local onde estiverem os responsáveis.

 

Adicionalmente às ferramentas supracitadas, o Serpros implantou o TEAMS, programa de comunicação para Vídeo conferência, Áudio conferência e ligações telefônicas, que as equipes estão utilizando com muito sucesso, agilizando as comunicações internas e externas e permitindo a realização de reuniões virtuais da Diretoria, Gestores, Conselhos, Comitê de Crise, CAP e com fornecedores.

 

Essas providências de modernização de TI estão permitindo a realização de reuniões semanais da Diretoria com todos os Gestores, além de reuniões diárias do Comitê de Crise, mantendo assim a continuidade das atividades do Serpros nesse momento da crise do COVID – 19.

 

Dessa forma, os serviços aos Clientes não foram prejudicados, os benefícios estão sendo pagos em dia e nenhuma atividade do Serpros sofreu interrupção.

 

A Direção do Serpros renova, assim, o seu compromisso de trabalhar sempre visando a melhor prestação de serviços aos seus Clientes, que são a razão da existência do Fundo.

 

24/3/2020

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