Serpros

Cantar melhora produtividade e qualidade de vida no trabalho

Cantar melhora produtividade e qualidade de vida no trabalho

20/10/2016
Já pensou em aliviar as tensões do dia a dia através da música? Diversos estudos comprovam que a música reage de forma positiva no cérebro. A prática do canto coral, por exemplo, traz benefícios para a mente e o corpo, sendo uma ferramenta de integração entre as pessoas, com ganhos significativos na produtividade, na concentração e até na prevenção de doenças relacionadas ao estresse.
Atentas a essas vantagens, muitas empresas têm adotado a prática do coro corporativo como estratégia de incentivo a hábitos saudáveis e promoção da qualidade de vida no trabalho.
Para saber como funciona essa metodologia, entrevistamos a pianista e regente de coral Ana Azevedo. Com mais de 20 anos de experiência, Ana organiza grupos de corais no Rio de Janeiro e atualmente comanda os ensaios no Serpros, como parte do Programa Qualidade de Vida.
SERPROS – Quais os principais benefícios que o canto pode trazer para os praticantes?
ANA AZEVEDO – A música tem um efeito positivo no cérebro. A prática do canto, por exemplo, possibilita uma melhor oxigenação do cérebro, fortalece a concentração e reforça o sistema imunológico. Além de diminuir o estresse e aliviar as tensões, cantar também pode prevenir doenças.
SERPROS – Que ganhos as empresas podem ter na implantação de grupos de um coro corporativo?
ANA AZEVEDO – A prática do coro corporativo estimula a produtividade, possibilita maior integração entre os empregados de uma empresa e facilita a comunicação interpessoal.
SERPROS – Para alcançar os resultados esperados, com que frequência devem ser realizados os ensaios?
ANA AZEVEDO – Em empresas, por exemplo, os ensaios semanais duram entre uma e duas horas e costumam acontecer no intervalo do almoço. Mas tudo depende do propósito do praticante. Em geral, os benefícios são sentidos desde a primeira aula.
SERPROS – É preciso saber cantar para iniciar a prática do canto coral?
ANA AZEVEDO – Não é necessário saber cantar ou conhecer teoria musical para começar a praticar. Todo o trabalho é feito em conjunto e os grupos estão abertos para todas as pessoas que querem praticar o canto coral. O ideal é que a pessoa interessada faça uma aula experimental ou pelo menos faça uma visita a um ensaio, mesmo sem compromisso, para conhecer a metodologia.

Categorias

Categorias

Categorias

Categorias