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Balanço de Gestão

Balanço de Gestão

15/12/2015
Entenda o que mudou na entidade nos primeiros 180 dias de intervenção.
A intervenção no SERPROS, que teve início no dia 06 de maio de 2015, completou 180 dias em 03 de novembro. Nesse período muito se fez seguindo-se um plano de gestão consubstanciado nas seguintes diretrizes:
* Redução das despesas administrativas;
* Revisão dos macroprocessos sob a ótica de risco;
* Eficiência e segurança dos investimentos.
Para auxiliá-lo no processo de gestão, o interventor não trouxe ninguém de fora. Optando pela valorização dos profissionais existentes na casa, constituiu ele, para essa tarefa, um Grupo de Trabalho com cinco gerentes de vasta experiência em suas respectivas áreas.
E, como resultado dos trabalhos realizados nesta primeira fase da intervenção, relacionam-se a seguir alguns aspectos relevantes constatados e desenvolvidos.
Despesas Administrativas
Por meio de uma análise comparativa com o mercado, constatou-se que as rubricas ‘Pessoal e Encargos’, ‘Serviços de Terceiros’ e ‘Outros’ estavam muito acima dos valores praticados pelas entidades de porte similar ao do SERPROS.
Constatou-se ainda a ocorrências de um incremento das despesas administrativas na ordem de 90% nos últimos cinco anos, o que resultou numa redução drástica do Fundo Administrativo. E o que foi ruim: fontes alternativas de custeio foram criadas, impactando negativamente nos resultados dos planos e na acumulação do saldo de contas dos participantes.
Em face desses fatos e de outros aspectos, adequar a estrutura administrativa à realidade (presente e futura) se apresentou como uma necessidade premente. Foi aí que, de forma célere, se procedeu a uma ampla reestruturação organizacional, com redução das gerências e do quadro de pessoas, além da revisão de todos os contratos de serviços de terceiros.
Assim foi que, até o atual momento, foram obtidas as seguintes reduções no orçamento das despesas administrativas: R$ 3,7 milhões/ano com pessoal e encargos; R$ 3,3 milhões/ano em contratos e serviços de terceiros; R$ 0,8 milhões/ano em outras despesas, com previsão de mais R$ 0,8 milhões no curto prazo. Tudo isso somado corresponde a uma redução em torno de 30% nas despesas administrativas, que passam de R$ 28,5 para R$ 19,9 milhões/ano.
Com esses resultados as taxas administrativas poderão ser reduzidas, o que implicará na melhoria dos resultados dos planos.
Reestruturação Organizacional
A entidade estava estruturada com 4 diretorias e 18 gerências, contando com um quadro de 99 empregados, resultando numa folha salarial de R$ 16,8 milhões/ano.
Com a nova estrutura, ou seja, com apenas 3 diretorias (resultante da união das diretorias de Seguridade e Administração – proposta de alteração estatutária em andamento), 11 gerências e 73 empregados, a folha anual caiu para R$ 13,0 milhões/ano. Ademais essa estrutura mais enxuta, propiciará uma maior agilidade e eficiência aos processos de trabalho.
Situação dos Investimentos
A carteira de investimentos (portfólio) do SERPROS é atualmente composta por ativos públicos (títulos) e privados, além de imóveis e de operações com participantes (empréstimos).
Até outubro/2015, conforme se observa no quadro abaixo, R$ 370,2 milhões aplicados em ativos privados (que foram aplicados no decorrer dos últimos três anos anteriores à intervenção) foram provisionados como ativos de “recebimento duvidoso”. Todavia, ações cabíveis estão sendo levadas a cabo com vistas à recuperação de tais investimentos.
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E, para minimizar a ocorrência de tais problemas, de modo a proporcionar mais segurança e eficiência à gestão dos investimentos, os processos internos estão sendo revistos.
Nessa linha, está sendo realizada uma reestruturação do Comitê de Aplicações (CAP) e uma revisão da Política e do Manual de Investimento, abrangendo alçadas, limites e critérios de decisão.
É oportuno ressaltar que, desde o início da intervenção, todos os investimentos estão sendo direcionados para títulos públicos, que se apresentam livres de risco e com rentabilidade compatível com a meta atuarial dos planos.
Ações em andamento
O Grupo de Trabalho tem-se dedicado ainda à revisão dos comitês internos, do Regimento, do Plano de Gestão Administrativa, além do mapeamento dos processos e da alteração dos documentos normativos (Estatuto, Convênio de Adesão e Regulamento).
Treinamentos do quadro de pessoal constam do planejamento em elaboração. Treinamentos esses que são voltados também para dirigentes e conselheiros (candidatos, eleitos e indicados pela patrocinadora) e para os gerentes de Pessoas (OLGP) do Serpro.
Foco nos participantes e assistidos
O importante é que se tenha em mente que a gestão da entidade está sendo conduzida de forma transparente e eficiente com vistas à consecução de um objetivo: assegurar aos participantes e assistidos o direito de receber seus benefícios na forma instituída (prevista nos regulamentos).
E, conforme já foi ressaltado em informativos anteriores, a intervenção tem como objetivo proteger os interesses dos participantes e assistidos. Para tanto, todas as medidas cabíveis estão sendo tomadas, em especial a que se refere à recuperação dos investimentos provisionados como perdas.
Nesse contexto, informa-se que a prorrogação da intervenção, pela Previc, por mais 180 dias, teve por objetivo permitir a conclusão de ações administrativas em curso.
Informa-se ainda que, a partir de janeiro/2016, será publicado o Edital para a eleição dos membros dos Conselhos Fiscal e Deliberativo. Imediatamente após essa eleição, o Conselho Deliberativo nomeará e dará posse aos dirigentes que conduzirão a entidade pelos próximos dois anos.
Por fim, é bom que se diga que, mantidas pelas próximas gestões, as medidas de ajustes implementadas nesse período de intervenção, a entidade seguirá seu curso de forma perene, trazendo segurança e tranquilidade aos seus participantes e assistidos.

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